RCB/TuneIn
Domingo, 18 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
REGIÃO VIVE “ERA DOURADA” DA AGRICULTURA
Rádio Cova da Beira
Paulo Fernandes diz que região vive era dourada da agricultura. Foi durante a intervenção na iniciativa “Qria a tua conquista”, que o presidente da câmara do Fundão classificou o actual momento como o mais importante vivido até hoje no sector, quer no que diz respeito à captação de novos investimentos e aposta em novas fileiras, quer na valorização das culturas tradicionais.
Por Paula Brito & Paulo Pinheiro Pinheiro em 29 de Oct de 2018

“Nós estamos a viver um momento fortíssimo de investimento, eu diria que do ponto de vista de criação de valor agrícola, o mais importante de sempre, decorrendo até da área do regadio que veio revolucionar esta região com uma agricultura mais intensiva, mas também da parte da agro indústria, entrando na cadeia florestal com a componente da biomassa, sem falar no queijo, no leite, nas carnes… nós estamos num momento único, agora temos que lhe dar sustentabilidade.”

Para isso há desafios que é preciso agarrar. Segundo o autarca a atracção da inovação para o sector e a valorização das fileiras, como já acontece na cereja, é um deles.

“Criar fileiras de valor, diversificar as utilizações dos nossos produtos como fizemos na cereja, para o turismo, para os produtos transformados, em fresco, e trazer mais tecnologia para a agricultura 4.0”.

O segundo desafio do sector está na mão-de-obra que vai ser necessária para o trabalho agrícola. Nesse campo o centro de apoio ao trabalho temporário, criado pelo município no seminário do Fundão, vai ser essencial no futuro, como já o é no presente, deixando como exemplo a última  campanha da cereja.

“Este ano tivemos quase 100 nepaleses que estiveram durante um período de seis meses, e temos que continuar a trabalhar com as condições humanitárias e legais que se ajustam a marcas como as nossas que queremos que sejam de responsabilidade social e ambiental, porque aí também está uma parte do seu valor.”

Um caminho que deve ser sustentado, diz o autarca, sobre a era dourada da agricultura na região e no Fundão em particular.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados