RCB/TuneIn
Sexta, 16 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BELMONTE ENTRE OS VENCEDORES DO PROJECTO «TWIST»
Rádio Cova da Beira
O agrupamento de escolas Pedro Álvares Cabral, em Belmonte foi um dos três estabelecimentos de ensino distinguidos a nível nacional pela “EDP Distribuição” no âmbito do projecto “Twist”. A iniciativa pretendeu incentivar os alunos a criar hábitos de poupança de energia e divulgação de mensagens para promover alterações comportamentais por forma a preservar o meio ambiente.
Por Nuno Miguel em 28 de Oct de 2018
De acordo com Eugénia Andrade, a docente que dirigiu o grupo de oito alunos neste envolvidos neste projecto, os principais objectivos foram alcançados “o principal objectivo desta projecto passa por mobilizar os alunos do ensino secundário junto da comunidade escolar e sensibilizá-la para a adopção de boas práticas ambientais. Os temas centrais do projecto são a eficiência energética, a sustentabilidade e as alterações climáticas. Nesse sentido nós desencadeamos uma campanha dentro da escola e também nas redes sociais para apelas a essa mudança de comportamentos e isso surtiu um efeito muito positivo”. 
A quinta edição do concurso “Twist” envolveu 320 escolas de todo o país com muitas centenas de alunos a participar. João Fernandes, administrador da “EDP Distribuição” mostra-se muito satisfeito com os resultados alcançados “foi um programa que dinamizámos a nível nacional, envolvemos centenas de escolas e acreditamos que ao chegar a este segmento etário, que não só é a geração futura mas que tem uma capacidade de disseminação muito grande das comunidades, eles conseguem transmitir muito bem as preocupações relacionadas com a eficiência no consumo, com as energias renováveis e com a sustentabilidade e termina esta quinta edição do programa posso dizer-lhe que estamos muito satisfeitos com os resultados que obtivemos”.     
Em Belmonte, o grupo de oito alunos da equipa “Power EPAC”, vão receber um prémio de 250 euros para cada um. Também o agrupamento de escolas recebeu um prémio de 2500 euros. Um montante que, de acordo com director do agrupamento, David Canelo, vai ser investido na aquisição de material informático para modernizar as escolas do primeiro ciclo “queremos entrar nesta nova forma de educação digital que começa a aparecer. Por exemplo no oriente já temos escolas em que só se trabalha com tablets, smarphones e a aula tradicional acabou. Provavelmente nós só vamos chegar a esse estado daqui por 20 anos mas o mundo das ferramentas digitais está ai e nós vamos continuar a fazer essa aposta na nossa escola”.   
Já o presidente da câmara de Belmonte aproveitou a oportunidade para anunciar também a atribuição de um apoio de 2500 euros ao agrupamento para o desenvolvimento desse projecto. António Dias Rocha mostrou-se ainda orgulhoso com a classificação alcançada pelos jovens do concelho neste concurso nacional “É um orgulho para mim, enquanto presidente de câmara, estar aqui a ver estes jovens do concelho a receber este prémio. Espero que sejam um exemplo para os vossos colegas e tenho a certeza de que muitos de vocês estão interessados no futuro da vossa terra- Ouvi hoje aqui o senhor director dizer que tem um projecto para o primeiro ciclo e provavelmente o montante deste prémio não será suficiente para adquirir tudo o que é necessário. Mas eu atrevo-me, mesmo ouvir o executivo municipal, a oferecer já uma verba igual para o seu desenvolvimento”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados