RCB/TuneIn
Sexta, 16 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: INVESTIGAÇÃO ESTUDA TUMORES DA HIPÓFISE
Rádio Cova da Beira
O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), está a investigar as causas dos tumores da hipófise e, dessa forma, alcançar implicações clínicas no tratamento da doença.
Por Paulo Pinheiro em 24 de Oct de 2018

O projeto, que decorre por três anos, é coordenado pelo médico e investigador da UBI Manuel Lemos, conta com a parceria de hospitais de várias zonas do país, e “pode contribuir para melhorar o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da doença”. O trabalho decorre no âmbito do Projeto GenoPit - Fatores de risco genético para tumores da hipófise.

 

O estudo mereceu a aprovação de um financiamento de 240 mil euros, da parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), enquadra-se numa área de investigação do CICS-UBI, dedicada às Hormonas e Metabolismo, debruçando-se sobre o efeito que as hormonas têm na saúde humana. “A experiência do nosso Centro nesta área foi determinante para a sua escolha como coordenadora deste projeto nacional”, sublinha Manuel Lemos.

 

A investigação vai ser desenvolvido nos laboratórios do CICS-UBI, com a participação da investigadora Catarina Gonçalves. Em aberto está a possibilidade de haver oportunidades para a participação de alunos de mestrado ou de doutoramento da UBI.

 

São parceiros do projecto, os serviços de endocrinologia de unidades de saúde de praticamente todas as regiões do país: Hospital de Santa Maria, Hospital Curry Cabral, Hospital Egas Moniz, Instituto Português de Oncologia (todos de Lisboa), Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital de São João e Hospital de Santo António (ambos dos Porto), Hospital de Braga, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), Hospital Divino Espírito Santo (Ponta Delgada). Estes hospitais irão referenciar os doentes para serem estudados na UBI.

 

 

A hipófise é uma pequena glândula situada por baixo do cérebro, responsável por controlar a produção de várias hormonas que regulam funções essenciais: metabolismo, crescimento, fertilidade, reprodução e amamentação. Por vezes ocorrem tumores, em inúmeras situações de causa desconhecida, que são habitualmente benignos (adenomas), mas que levam à produção excessiva destas hormonas, causando graves problemas de saúde.

 

Em alguns casos, os tumores ocorrem em várias pessoas da mesma família, fazendo suspeitar que possam ter causas genéticas. É aí que reside um aspeto importante do trabalho previsto para o GenoPit. “O nosso projeto vai tentar identificar os genes herdados que são responsáveis por estes tumores, ou que aumentam significativamente o risco de os desenvolver”, explica Manuel Lemos.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados