RCB/TuneIn
Quinta, 13 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ANTÓNIO FONSECA DISTINGUIDO COMO ENFERMEIRO DO ANO
Rádio Cova da Beira
O enfermeiro chefe do serviço de ortopedia no centro hospitalar e universitário da Cova da Beira foi distinguido com o prémio “Enfermeiro do Ano”, atribuído pela secção regional do centro da ordem dos enfermeiros. A entrega do galardão decorreu no passado sábado na primeira gala promovida por aquela ordem profissional que decorreu em Santa Maria da Feira.
Por Nuno Miguel em 23 de Oct de 2018

Em comunicado, a secção regional do centro da ordem dos enfermeiros justifica a entrega desta distinção a António Fonseca “pela sua exigência e compromisso com o garante da qualidade na prestação de cuidados, quer para o utente, quer para o enfermeiro”.

Uma oportunidade que António Fonseca não desperdiçou para lançar um repto à ordem dos enfermeiros para que possa avançar com a criação da especialidade de medicina desportiva “queria pedir à ordem para que, no mais curto espaço de tempo, crie mais uma especialidade na enfermagem que é a especialidade no desporto. Vale a pena apostarmos, para além da enfermagem de reabilitação, em enfermagem no desporto. É para quem gosta e é para quem tem sorte dentro desta área que é atractiva e apelativa”.  

Para além de partilhar o galardão com os restantes elementos que integram a equipa de ortopedia do centro hospitalar e universitário da Cova da Beira, António Fonseca sublinha que esta é uma distinção que podia ser atribuída a qualquer profissional, tendo em conta o elevado grau de profissionalismo evidenciado por todos os enfermeiros Portugueses “qualquer um de vocês podia estar aqui. E quando eu digo que é preciso ter sorte, em todos os momentos da minha carreira pontuam determinadas situações em que temos de aproveitar o momento, caso contrário nunca mais temos essa oportunidade. Como devem calcular um trajecto paralelo num hospital com aquilo que é a enfermagem desportiva e no alto patamar em que me encontro é uma situação ímpar mas que é alho que pode ser abraçado por qualquer um de vós desde que tenha o que eu tive; saúde e sorte para estar aqui”.  

Na cerimónia foram ainda distinguidos os enfermeiros João Tavares, que arrecadou o prémio de investigação pelo trabalho académico dedicado à geriatria e gerontologia e Clara Ribeiro recebeu o prémio carreira, concedido pelos 40 anos dedicados ao serviço da enfermagem. 
Já o prémio de equipa do ano foi entregue ao serviço de cirurgia do hospital pediátrico do centro hospitalar e universitário de Coimbra, liderada pelo enfermeiro João Carlos Nelas e que é composta por 27 profissionais por ter respondido “de forma meritória e exemplar à difícil missão de cuidar de algumas das crianças queimadas nos trágicos incêndios de Pedrógão no ano passado” refere no mesmo comunicado a secção regional do centro da ordem dos enfermeiros. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados