RCB/TuneIn
Sexta, 16 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"ENVELHECER EM CASA"
Rádio Cova da Beira
‚ÄúMental Gym em Casa‚ÄĚ √© o nome de um novo projecto da Mutualista Covilhanense que, a partir de Novembro, uma vez por semana, proporciona estimula√ß√£o cognitiva aos seniores do seu Servi√ßo de Apoio Domicili√°rio (SAD).
Por Paulo Pinheiro em 22 de Oct de 2018

O projecto pretende combater as demências e retardar o declínio de habilidades cognitivas, e, por consequência, a institucionalização. De acordo com a Mutualista Covilhanense, o novo serviço, sem custos para os utentes, leva com regularidade a psicóloga da Instituição a casa dos idosos, com exercícios e dinâmicas personalizados a cada um, com o objectivo "de preservar habilidades cognitivas essenciais" para que possam continuar durante o máximo de tempo possível a realizar autonomamente as suas actividades quotidianas. "O objectivo é evitar ou adiar a institucionalização, promovendo o “envelhecer em casa”, refere.

 


Cada sessão terá uma duração média de 40 minutos. O programa trabalha em blocos de 10 sessões individuais e, também no final, são efectuadas várias avaliações, para medir os efeitos da estimulação nas aptidões cognitivas de cada sénior e readaptar o programa às suas necessidades.

 

«A sociedade em geral e as instituições em particular, que actuam na área da 3ª Idade, têm de se saber adaptar aos novos desafios que nos são colocados no que respeita à longevidade, ao envelhecimento activo e à crescente tendência do “envelhecer em casa”, criando respostas não só para o bem-estar físico dos nossos seniores, como também para a sua saúde mental», afirma o Presidente da Direcção da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva. «Ao alargarmos a assistência que prestamos ao domicílio com este programa, estamos a dar passos importantes nesse sentido, combatendo as demências e melhorando a qualidade de vida das pessoas», acrescenta o dirigente.


Em comunicado, a Mutualista Covilhanense recorda que tem vindo ao longo dos últimos anos a criar espaços e projectos nas suas instalações com vista à promoção da saúde mental e ao combate às demências. Desde Junho de 2017 que dispõe de uma sala snoezelen totalmente equipada e de um Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA). O “Mental Gym em Casa” funcionará, sempre que necessário, em articulação com aqueles dois equipamentos.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados