RCB/TuneIn
Quinta, 13 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CASTELO BRANCO GANHA UNIDADE DE DEMÊNCIAS
Rádio Cova da Beira
Unidade de demências vai ser uma realidade em Castelo Branco. O projecto de arquitectura foi esta semana aprovado pela câmara municipal, a Santa Casa da Misericórdia, promotora da obra, tem agora meio ano para apresentar os projectos de especialidade. O anúncio feito pelo provedor no seminário que a misericórdia albicastrense promoveu sobre as doenças neurodegenerativas no Séc. XXI.
Por Paula Brito em 22 de Oct de 2018
 

“O projecto de arquitectura já foi deferido, no passado dia 15 de Outubro, o gabinete de projectistas já está na fase de elaboração dos projectos de especialidade, para que durante o ano que vem tenhamos o projecto e toda a unidade de demências da santa casa da misericórdia de Castelo Branco seja uma realidade.”

Segundo o provedor, José Augusto Alves, a misericórdia já tem aprovado um empréstimo e vai procurar outros apoios para concretizar a obra que ficará instalada na entrada norte da cidade, junto de outras respostas sociais que a misericórdia já tem no local.

“Mais precisamente onde antigamente estava sediado o quartel da antiga Brigada de Trânsito da GNR e portanto ficamos ali com a unidade de demências, centro comunitário João Carlos Abrunhosa e a unidade de cuidados continuados integrados.”

A unidade de demências, que terá uma capacidade para 30 camas em lar e 30 lugares em centro de dia, tem um novo conceito associado como explica o provedor da instituição.

“Vai ter também um centro de dia para que os cuidadores descansem, vai ter a preocupação de inserir a comunidade familiar e das pessoas que os rodeiam, para contribuir para a valorização da sua qualidade de vida, mas também vai ter uma realidade académica, vai ter um polo de investigação ligado às demências”, em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Nas respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco 8% dos utentes tem algum tipo de demência diagnosticada.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados