RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALUNO DA ESTCB DESENVOLVE HARPA LAZER
Rádio Cova da Beira
Miguel Henriques Fernandes, aluno de Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia (ESTCB) do IPCB e teclista numa banda , decidiu desenvolver uma harpa laser no âmbito do seu projecto final de curso.
Por Paulo Pinheiro em 12 de Oct de 2018

"Este projecto, orientado pelo docente Rogério Dionísio, permitiu-me elaborar um dispositivo que pudesse representar competências, temáticas e conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem na ESTCB, bem como ser articulado e complementado com os meus conhecimentos e experiência no meio musical, e assim permitir a sua integração e teste com instrumentos musicais no âmbito da música electrónica”, refere o aluno.

Interrompendo um ou mais feixes ópticos da harpa laser, um músico pode produzir sons. O dispositivo desenvolvido é um controlador MIDI laser que por si só não produz som, sendo necessário ligá-lo a dispositivos geradores de som, compatíveis com o protocolo MIDI, tais como sintetizadores hardware, samplers, ou ainda plugins num computador. A harpa laser permite polifonia desde que o equipamento a ela ligado seja um equipamento polifónico. Permite ainda selecionar escalas diferentes, e graças a uma fita de LEDs incorporada na estrutura, associar uma cor a uma escala musical ou a um conjunto de notas.

 

O vídeo publicado no Youtube com uma demonstração do uso da harpa laser, conta já com mais de 2450 visualizações e com tendência a aumentar. A harpa laser ganhou ainda mais destaque quando MatrixSynth, um website internacional dedicado a tudo o que é sintetizador e música electrónica, partilhou o vídeo do aluno.

A harpa laser, actualmente em fase de protótipo, será progressivamente melhorada e integrada num projecto empresarial a desenvolver no CEI – Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados