RCB/TuneIn
Domingo, 21 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
LÃ E A NEVE NO PROJECTO DE CURLING
Rádio Cova da Beira
O Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve, na Covilhã, acolhe, no ano lectivo de 2018/2019, o projecto pioneiro de introdução da prática do curling no Desporto Escolar
Por Paulo Pinheiro em 11 de Oct de 2018

Outras da categoria:

Em parceria com a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), a iniciativa tem o apoio do Plano Nacional de Desporto para Todos do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Special Olympics Portugal.

Entrevistado no programa “Porque Hoje é Domingo” da RCB, o presidente da FDIP, Pedro Farromba, explica que o projecto vai envolver cerca de 600 crianças.

“Estamos a falar de 600 miúdos que vão experimentar, pela primeira, de uma forma inédita em Portugal, uma modalidade nova. Em parceira com o Agrupamento, temos também a vantagem de ter um núcleo de professores de educação física que têm sensibilidade para desportos de inverno. E portanto, este ano, os alunos do agrupamento Lã e a Neve vão experimentar pela, primeira vez, o curling”.

De acordo com o dirigente, o curling é o desporto de inverno mais visto na televisão, e uma das novas modalidades introduzidas na federação de desportos de inverno. Pedro Farromba explica como se pratica a modalidade.

“É o jogo da malha no gelo. Portanto, existe um alvo, e um conjunto de pedras que se mandam a escorregar. Existem uns colegas de equipa com umas vassouras, que vão pimpando o gelo para direccionar as pedras e quem tiver mais pedras próximas do alvo, ganha.”

A modalidade conhecida como “xadrez no gelo” tem ainda poucos adeptos no país, mas Pedro Farromba espera “aumentar o número de praticantes”. Um dos promotores para a implantação da actividade desportiva no país foi Daniel Rafael, conhecido como "o Mourinho do curling".

 

c/ Beatriz Cavaca 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados