RCB/TuneIn
Terça, 16 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CENTENAS CAMINHAM CONTRA O CANCRO
Rádio Cova da Beira
Muitas centenas de pessoas associaram-se ontem à tarde, na Covilhã, à caminhada anual promovida pela liga portuguesa contra o cancro. A iniciativa é dinamizada em simultâneo em várias cidades do país. Na Covilhã a organização tem estado a cargo do núcleo “Vencer e Viver”, que desenvolve a sua actividade no centro hospitalar da Cova da Beira e que presta apoio a mulheres que são afectadas pelo cancro da mama.
Por Nuno Miguel & Paulo Pinheiro em 07 de Oct de 2018

De ano para ano o número de participantes nesta caminhada tem vindo a aumentar. Um sinal, diz a coordenadora do núcleo, que as populações estão cada vez mais despertas para esta problemática “infelizmente nos dias de hoje é muita rara a família onde não existe um elemento a quem tenha sido diagnosticado cancro e as pessoas estão cada vez mais sensibilizadas para esta doença. Aquilo que vemos diariamente nos noticiários é alarmante porque há cada vez mais casos diagnosticados em mulheres. Mas nesta caminhada todos os anos também registamos um aumento do número de homens que participam e se associam a esta causa porque não podemos esquecer que também há homens a quem é diagnosticado cancro da mama”.

 

Desde que foi criado, há sensivelmente nove anos, o núcleo “Vencer e Viver” já prestou apoio a muitas dezenas de mulheres. Helena Oliveira refere que esta é uma missão que não pode ser interrompida até porque se tem vindo a verificar um aumento do número de mulheres a quem o problema é diagnosticado “é preocupante ver que há cada vez mais mulheres a quem é diagnosticado cancro de mama. Pela nossa experiência em sala estamos a ver que o problema está a aparecer muito em mulheres jovens. Mas ao longo destes anos temos dado apoio a muitas mulheres, fazemos uma visita à enfermaria das mulheres que são intervencionadas no nosso hospital e há um elo de ligação que se cria com as doentes. Nós já passamos pela mesma situação, conhecemos as angústias que enfrentámos e acabamos por dar um testemunho de esperança e a mulher acaba por ficar mais confiante e a acreditar que é possível superar a doença”.  

 

 

 

 

 

NOVOS ALUNOS DA UBI TAMBÉM PARTICIPARAM

 

No âmbito da semana de integração solidária destinadas aos novos alunos da Universidade da Beira Interior" vários “caloiros” participaram no evento.

A iniciativa contou com a organização da AAUBI e da AJAS,

Afonso Gomes, presidente da direcção da AAUBI, mostrou-se "muito satisfeito" com o envolvimento dos alunos em todas as atividades que decorreram durante a semana, considerando que "são estes os valores a incutir nos estudantes" durante o período de adaptação a uma cidade "que sempre soube, sabe e continuará a saber receber como nenhuma outra".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados