RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CÁTIA LADEIRA JÁ PENSA EM NOVO LIVRO
Rádio Cova da Beira
“A Pipa e o Senhor Doutor”, o segundo livro de Cátia Ladeira, venceu o troféu literário 2018, no Brasil, na categoria de ilustração.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Oct de 2018

Natural de Souto da Casa (Fundão), a autora é enfermeira no hospital Pêro da Covilhã, e pretende, através dos seus livros, ensinar as crianças de uma forma lúdica. O ensino está a cargo de uma abelha chamada Pipa.

Em entrevista à RCB, Cátia Ladeira explica que o segundo livro foi inspirado no pediatra dos seus dois filhos, o médico Ricardo, devido à forma como trata os seus pacientes

“Porque ele cativa as crianças na consulta, para elas interagirem com ele, para fazerem uma consulta a elas mesmas, para elas deixarem de ter medo. E esse livro foi por aí, foi baseado nas consultas dos meus filhos com o pediatra e é para desmitificar o medo que as crianças têm em ir ao Senhor Doutor.”

O livro viajou até ao Brasil e conquistou o troféu literário na categoria de ilustração. A escritora assume que ficou “surpreendida” com a vitória, e que esta oportunidade vai servir para levar as raízes da mesma a terras e gentes brasileiras.

“O facto de levarmos o nome de Portugal, e neste caso, eu ao ir, claro que vou dizer que sou de Portugal, mas acima de tudo, da minha terra natal. Ou seja, estou a levar o Fundão e o Souto da Casa um bocadinho mais longe. E conhecer outras pessoas, haver trocas culturais, será esse o objectivo e claro ir receber com todo o orgulho o prémio e estar presente na gala.”

Bruno Castro é o ilustrador dos dois livros de Cátia Ladeira. A escritora realça que “praticamente não muda nada” dos desenhos feitos por Bruno Castro, destacando o trabalho do mesmo.

“O Bruno faz um trabalho fantástico. Eu dou-lhe o conto, digo-lhe mais ou menos o que eu gosto, mas às vezes, acho que nem preciso de lhe dizer, porque parece que ele entra na minha cabeça ou entra na história, e as ilustrações quando ele manda para a minha avaliação, eu praticamente não mudo nada.”

Depois de “A Pipa e o amor” e “A Pipa e o Senhor Doutor”, Cátia Ladeira anuncia que as lições da abelha não acabam por aqui, e que já tem ideias para um novo livro.

 

c/ Beatriz Cavaca 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados