RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
DESCOBERTA HIST脫RICA EM IDANHA-A-VELHA
Rádio Cova da Beira
Uma equipa de arque贸logos descobre, na aldeia hist贸rica de Idanha-a-Velha, ru铆nas de uma das portas principais de entrada na Egit芒nia.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Oct de 2018

Trata-se da Porta Sul de uma das principais cidades do Império Romano na actual Beira Interior, antiga Igaedis, capital da Civitas Igaeditanorum.

De acordo com o comunicado de Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico citado pelo Diário de Notícias, a descoberta aconteceu durante os trabalhos de escavação e limpeza de um troço da muralha existente, situada cerca de 300 metros da Sé Catedral de Idanha-a-Velha.

A equipa de arqueólogos, a trabalhar há cerca de um ano na vila, descobriu um troço de muralha, com cerca de 10 metros de comprimento e, mais tarde, foram encontradas as ruínas da porta, que deverá ter tido três metros de largura.

Segundo Patrícia Dias, do Gabinete de Arqueologia, Conservação e Restauro do Município de Idanha-a-Nova, “Idanha-a-Velha constitui um dos principais cenários da História da Beira Interior Centro de Portugal. Foi um dos principais palcos de encontro entre culturas ao longo de séculos.”

A responsável reforça a importância da descoberta e de outros vestígios arqueológicos da aldeia, acrescentando que “durante quase 1200 anos [Idanha-a-Velha] talvez tenha sido mesmo o lugar mais importante entre o Tejo e o Douro na actual Beira interior. E desses tempos ainda se conservam importantes testemunhos na actual Aldeia Histórica”.

 

c/ Beatriz Cavaca 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados