RCB/TuneIn
Terça, 18 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GREVE DE PROFESSORES OBRIGOU AO FECHO DE V√ĀRIAS ESCOLAS NO DISTRITO
Rádio Cova da Beira
Foram sobretudo jardins de inf√Ęncia e escolas do primeiro ciclo que encerraram no distrito de Castelo Branco, no dia em que a greve de professores chegou √† regi√£o centro.
Por Paula Brito em 03 de Oct de 2018
Mas há também escolas onde não houve aulas no segundo ciclo, como é o caso da Pêro da Covilhã, entre outras do concelho, como refere à RCB, Dulce Pinheiro dirigente do Sindicato de Professores da Região Centro.

“O Teixoso, que também esteve com quase 60% de adesão no segundo e terceiro ciclo, o Paul com 61% de adesaõ no 2. E 3. Ciclo, estiveram encerrados o jardim de infância do Canhoso, de Vila de Carvalho, Cantar Galo, o 1.º ciclo de S. Domingos também esteve a 100%. A EB/1 dos Penedos Altos também teve 80% de adesão. Várias escolas encerradas, nomeadamente Peraboa e o Rodrigo, S. Silvestre 78%, St. António com 86%...”

Além da Covilhã, Dulce Pinheiro deixa dados de outros concelhos do distrito.

“Em Proença a nova todas as escolas do primeiro ciclo e pré escolar encerraram, em Penamacor, 52% de adesão no 2.º, 3.º ciclo e secundário, pré-escolar com 100%, primeiro ciclo com 50%, em Castelo Branco a EB1 da Faria de Vasconcelos também encerrou, a EB 1 da cidade de Castelo Branco com 91% de adesão, a EB/1 da Boa Esperança com 100% de adesão.”

Para Dulce Pinheiro, os professores, no distrito de Castelo Branco, não desistem de lutar pelo que consideram justo: a contabilização na íntegra do tempo de serviço.

“Temos aqui um grande empenhamento na luta em recuperar tempo de serviço que nos querem retirar. À maior parte dos professores são seis anos de serviço que nos querem apagar, a proposta do governo de dois anos, nove meses e 18 dias, é ilegal porque permite ultrapassagem na carreira de professores com menos tempo de serviço.”

O protesto dos professores, que esta semana tem sido feito por regiões, culmina na sexta-feira, em Lisboa, numa manifestação nacional que termina frente ao Ministério das Finanças.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados