“O Teixoso, que também esteve com quase 60% de adesão no segundo e terceiro ciclo, o Paul com 61% de adesaõ no 2. E 3. Ciclo, estiveram encerrados o jardim de infância do Canhoso, de Vila de Carvalho, Cantar Galo, o 1.º ciclo de S. Domingos também esteve a 100%. A EB/1 dos Penedos Altos também teve 80% de adesão. Várias escolas encerradas, nomeadamente Peraboa e o Rodrigo, S. Silvestre 78%, St. António com 86%...”
Além da Covilhã, Dulce Pinheiro deixa dados de outros concelhos do distrito.
“Em Proença a nova todas as escolas do primeiro ciclo e pré escolar encerraram, em Penamacor, 52% de adesão no 2.º, 3.º ciclo e secundário, pré-escolar com 100%, primeiro ciclo com 50%, em Castelo Branco a EB1 da Faria de Vasconcelos também encerrou, a EB 1 da cidade de Castelo Branco com 91% de adesão, a EB/1 da Boa Esperança com 100% de adesão.”
Para Dulce Pinheiro, os professores, no distrito de Castelo Branco, não desistem de lutar pelo que consideram justo: a contabilização na íntegra do tempo de serviço.
“Temos aqui um grande empenhamento na luta em recuperar tempo de serviço que nos querem retirar. À maior parte dos professores são seis anos de serviço que nos querem apagar, a proposta do governo de dois anos, nove meses e 18 dias, é ilegal porque permite ultrapassagem na carreira de professores com menos tempo de serviço.”
O protesto dos professores, que esta semana tem sido feito por regiões, culmina na sexta-feira, em Lisboa, numa manifestação nacional que termina frente ao Ministério das Finanças.