RCB/TuneIn
Domingo, 21 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TORTOSENDO J√Ā TEM LIVRO DE CONTOS
Rádio Cova da Beira
Vanessa Martins, escritora galardoada com o Pr√©mio Branquinho da Fonseca, √© a autora do mais recente conto sobre a ‚Äúvila oper√°ria‚ÄĚ. Trata-se de uma hist√≥ria que tem por base o nome da freguesia ‚ÄúTortosendo‚ÄĚ.
Por Paulo Pinheiro em 03 de Oct de 2018

Foi uma espécie de inovação, a que se juntou à tradição da Feira de São Miguel. No passado sábado, 29 de setembro, o Bairro do Cabeço foi mais um ano palco desta feira de caráter agrícola e comercial. Mas, desta vez, surgiu um conceito inovador, foi aquele que a Junta de Freguesia introduziu na manhã de sábado com a apresentação de um livro sobre o Tortosendo em pleno certame. E assim se junta cultura à feira.

Está constituída mais uma edição sobre a vila e pela mão da escritora da terra Vanessa Martins. “Só acredita quem quer” é novamente um conto da autoria da escritora galardoada com o Prémio Branquinho da Fonseca.

 

Foram muitos os que se deslocaram ao recinto, à barraquinha do Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade, assistir à apresentação deste livro publicado pela Junta de Freguesia do Tortosendo. Trata-se de um texto que, através da imaginação e do desafio à descoberta, fala sobre a forma como se deu nome à vila.

Um conto, na linha das produções desta escritora distinguida com um prémio nacional e que é natural do Tortosendo. O desafio foi lançado pela Junta de Freguesia do Tortosendo, que custeou a obra, e o tema central foi o de descrever uma possível origem do nome da vila.

Ao longo do texto, pensado para um leque muito variado de idades, o leitor é convidado a entrar no seio de uma comunidade, nas suas linhas identitárias e também a imaginar o que leva a atribuir a esse mesmo grupo um determinado nome.

Para além das palavras é uma publicação profusamente ilustrada pelo artista plástico “Tô Pê”. António Pedro, natural de Condeixa, há vários anos que descobriu as belezas da Cova da Beira e, pela mão da escritora, tem um forte laço afetivo à região e à vila. Os desenhos deste artista vão acompanhando a dinâmica da obra e contextualizando algum do desenvolvimento que esta vai tendo ao longo das cerca de 20 páginas.

O livro está à venda desde o passado dia 29 de Setembro e os interessados podem adquiri-lo, para já, nas instalações da Junta de Freguesia do Tortosendo. Para além desta primeira apresentação, existem já iniciativas semelhantes noutros locais, cuja data de concretização será conhecida em breve.

 

 

c/M.A 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados