RCB/TuneIn
Terça, 16 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“PASTORES” REGRESSA A CORTES DO MEIO
Rádio Cova da Beira
Mais de 30 expositores são esperados na edição deste ano da iniciativa “Pastores” que a filarmónica recreativa de Cortes do Meio vai promover no próximo fim-de-semana naquela aldeia do concelho da Covilhã. O certame, realizado em parceria com a junta de freguesia, tem como principal objectivo divulgar as potencialidades gastronómicas e tradições da localidade, valorizando a identidade própria de Cortes do Meio.
Por Nuno Miguel em 03 de Oct de 2018

Ao chegar à terceira edição, o presidente da direcção da filarmónica refere que a iniciativa está a cumprir com todos os objectivos que levaram à sua criação. O número de expositores tem vindo a aumentar e Alexandre Barata espera receber este ano cerca de oito mil visitantes “em todas as edições que já tivemos o número de participantes tem vindo a aumentar. Na primeira edição tivemos cerca de 20 abrigos, no ano passado tivemos 30 e este ano o número de inscrições já ultrapassou esse número. Os abrigos são um espaço onde recreamos os locais em que os pastores se abrigavam e onde vão funcionar tasquinhas, artesanato e onde se podem provar algumas iguarias características da freguesia como a chanfana ou a broa de Cortes. Também a afluência tem vindo a aumentar, o ano passado rondámos as seis mil pessoas mas este ano esperamos ultrapassar as oito mil”.   

 

Sob o mote “história e tradições de um povo”, o presidente da junta de freguesia de Cortes do Meio, Jorge Viegas, acredita que a realização desta iniciativa tem também contribuído para dar uma nova dinâmica turística àquela aldeia “por um lado estamos a mostrar aquilo que são os nossos produtos locais e por outro lado as potencialidades naturais e turísticas da nossa freguesia. Quem nos visita, e estamos a falar de um número que pode chegar as oito mil pessoas, tem aqui uma oportunidade de conhecer melhor a nossa identidade e é sem dúvida uma das grandes formas que temos de potenciar o turismo na nossa freguesia”.  

 

Para além de gastronomia, tasquinhas e animação de rua, a iniciativa este ano é também complementada com duas caminhadas pedestres que vão recrear os antigos percursos percorridos pelas leiteiras e pelos pastores quando se deslocavam à Covilhã para vender os seus produtos. José Armando Serra dos Reis, vereadora na autarquia covilhanense, acredita que estes vão ser dois pontos altos da iniciativa “a rota das leiteiras podia-se desenrolar também à volta de muitos outros elementos naturais da freguesia que abasteciam a cidade. Com o leite vinha muita vez o cabrito, a palha, o carvão e tudo isso eram produtos que circulavam neste ambiente natural entre o sobe e desce da montanha e que agora vamos recrear. Acredito que será um dos pontos altos dessa iniciativa assim como a caminhada nos percursos que antigamente eram percorridos pelos pastores”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados