RCB/TuneIn
Terça, 16 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AAUBI REPUDIA PRAXE VIOLENTA
Rádio Cova da Beira
A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) repudia os acontecimentos recentes “que nada têm que ver com os valores do espírito académico”, refere em comunicado.
Por Paulo Pinheiro em 02 de Oct de 2018

Em causa está a praxe violenta de que foram alvo dois novos alunos do curso de Ciências Biomédicas da UBI. Durante a noite, os “caloiros” foram transportados em bagageiras de automóveis, cobertos por capas de trajes académicos, revela a revista “Sábado”, que teve acesso à queixa apresentada pela vítima da praxe.

O destino foi um parque de estacionamento na Serra da Estrela onde foram obrigados a despir-se, humilhados e agredidos por oito alunos do mesmo curso, que alegadamente integram um “grupo secreto”.

O presidente da Comissão de Praxe da UBI, após receber relato do sucedido, comunicou a reitoria da universidade que ontem formalizou a queixa junto do Ministério Público.

De acordo com Romeu Conceição, citado pelo JN, oito dos indivíduos que pertenciam ao “grupo secreto” foram expulsos da comissão de praxe.

 

A decisão tem apoio da direcção da AAUBI, que defende uma investigação “até às últimas consequências” e caso se provem as acusações “os responsáveis devem ser legalmente punidos”.

A direcção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior coloca-se á disposição dos alunos “que se sintam coagidos ou lesados em situações que possam colocar em causa a sua integridade física, moral e psicológica” mobilizando todos os recursos para os auxiliar no que for necessário”.  

Até à realização da Recepção ao Caloiro, a associação desenvolve várias actividades de integração dos novos alunos, várias de cariz solidário, como tem acontecido nos últimos anos.

A pintura de um mural no edifício do Banco Alimentar, a animação de idosos, na Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, e aulas de dança do Centro de Activ´Idades são as iniciativas previstas para esta terça-feira. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados