RCB/TuneIn
Terça, 18 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AAUBI REPUDIA PRAXE VIOLENTA
Rádio Cova da Beira
A Associa√ß√£o Acad√©mica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) repudia os acontecimentos recentes ‚Äúque nada t√™m que ver com os valores do esp√≠rito acad√©mico‚ÄĚ, refere em comunicado.
Por Paulo Pinheiro em 02 de Oct de 2018

Em causa está a praxe violenta de que foram alvo dois novos alunos do curso de Ciências Biomédicas da UBI. Durante a noite, os “caloiros” foram transportados em bagageiras de automóveis, cobertos por capas de trajes académicos, revela a revista “Sábado”, que teve acesso à queixa apresentada pela vítima da praxe.

O destino foi um parque de estacionamento na Serra da Estrela onde foram obrigados a despir-se, humilhados e agredidos por oito alunos do mesmo curso, que alegadamente integram um “grupo secreto”.

O presidente da Comissão de Praxe da UBI, após receber relato do sucedido, comunicou a reitoria da universidade que ontem formalizou a queixa junto do Ministério Público.

De acordo com Romeu Conceição, citado pelo JN, oito dos indivíduos que pertenciam ao “grupo secreto” foram expulsos da comissão de praxe.

 

A decisão tem apoio da direcção da AAUBI, que defende uma investigação “até às últimas consequências” e caso se provem as acusações “os responsáveis devem ser legalmente punidos”.

A direcção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior coloca-se á disposição dos alunos “que se sintam coagidos ou lesados em situações que possam colocar em causa a sua integridade física, moral e psicológica” mobilizando todos os recursos para os auxiliar no que for necessário”.  

Até à realização da Recepção ao Caloiro, a associação desenvolve várias actividades de integração dos novos alunos, várias de cariz solidário, como tem acontecido nos últimos anos.

A pintura de um mural no edifício do Banco Alimentar, a animação de idosos, na Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, e aulas de dança do Centro de Activ´Idades são as iniciativas previstas para esta terça-feira. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados