RCB/TuneIn
Quarta, 19 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CMF APROVA REGULAMENTO
Rádio Cova da Beira
A câmara do Fundão aprovou por unanimidade o projecto de regulamento para atribuição de apoios aos pequenos agricultores afectados pelos incêndios florestais do ano passado. A decisão foi tomada em reunião de carácter extraordinário do executivo e prevê a disponibilização de uma verba no orçamento de 2019 que pode chegar aos 100 mil euros, embora o montante máximo a apoiar em cada projecto seja de 500 euros.
Por Nuno Miguel em 01 de Oct de 2018
Para Paulo Fernandes, a criação deste regulamento de apoio tem como base um grande objectivo “é um programa que procura incentivar o reinvestimento nas pequenas propriedades ardidas das nossas famílias para que essas propriedades possam ser, no mínimo, novamente tratadas. Nesse sentido, e para evitar um duplo apoio, nós iremos pedir à direcção regional de agricultura uma relação dos projectos que já foram aprovados e só poderão ser apoiados todos em casos em que não tenha existido qualquer apoio relacionado com os incêndios de 2017”.   
O autarca fundanense acrescenta que, depois dos levantamentos efectuados no ano passado, o montante disponível pode ser totalmente esgotado “quando fizemos os primeiros levantamentos, de acordo com os inquéritos que foram feitos pelas juntas de freguesia, e que o município tentou coordenar numa fase ainda muito próxima dos incêndios, tivemos uma procura por parte de 264 pessoas que nos enviaram necessidades de apoio. São necessidades de vária ordem de grandeza mas percebemos nesse momento que a esmagadora maioria dos prejuízos eram de pequena monta”.      
Depois de ser submetido à apreciação da assembleia municipal, o documento vai de seguida ser submetido a um período de discussão pública. O autarca fundanense espera que toda a parte administrativa esteja concluída até final deste ano para que as primeiras candidaturas possam ser apresentadas em Janeiro ou Fevereiro de 2019.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados