O jogo não podia ter começado melhor para a equipa do concelho do Fundão. Aos 4 minutos, numa transição de Rute Duarte, que levou a bola desde a sua área até à área contrária, servindo muito bem Rita Curto que na cara de Márcia, a guardiã contrária, não desperdiçou e colocou a sua equipa na frente do marcador, só que, a formação do Povoense, que conta nas suas fileiras com uma jovem fundanense, Renata, que já representou o Sporting, ainda dentro do mesmo minuto 4 iria chegar à igualdade, por Tatiana, na sequência de um pontapé de canto.
O jogo ganhou um ritmo mais elevado, com parada e resposta e algumas situações de perigo para as duas balizas, até que aos 12 minutos, Raquel Fernandes, com um remate rasteiro e bem juntinho ao poste, surpreendeu a guarda-redes do Povoense e voltava a colocar o Valverde na frente do marcador. Na altura, ainda que o jogo estivesse repartido, a equipa da casa era quem tinha criado situações de maior perigo na zona de finalização e por isso merecia estar na frente do marcador. A resposta da equipa de Povoa de Santa Iria não se fez esperar e, numa incursão pela direita, Inês Gonçalves, com um remate cruzado voltaria a repor a igualdade no marcador. Foi com este resultado que se foi para o descanso.
Para a segunda parte estavam reservados os dois melhores e mais bonitos golos do encontro. Primeiro foi a equipa do Povoense a marcar e a ganhar vantagem no marcador pela primeira vez. Numa bola colocada por cima junto da área, sobre a direita, Inês Neto, com um remate de primeira fez um golo de muita qualidade. A resposta foi dada por Liliana Soares. A pulga ganhou a posse de bola sobre a esquerda, olhou para a baliza e com um remate em arco fez a bola anichar-se junto ao poste mais distante de Márcia. Dois golos de muita qualidade . Estes golos foram apontados aos 23 e 25 minutos respetivamente.
Até ao final as duas equipas bem tentaram chegar ao triunfo, com as atletas de Valverde a serem mais destemidas nessa procura, mas a ansiedade não as ajudou a concretizarem a sua vontade de começar o campeonato com uma vitória. A haver uma equipa vencedora, indiscutivelmente essa equipa teria que ser a de Valverde
Em termos coletivos a equipa esteve bem, com alguns lances bem gizados e processos bem definidos. Individuailmente, a Rute é uma desequilibradora, viu-se naquela arrancada para o primeiro golo e reconhecidamente a melhor de todas, mas neste jogo também gostamos muito da Raquel Fernandes e da capitã, Liliana Soares – que folgo, que entrega. Impressiona a sua disponibilidade para o jogo.
No próximo sábado o GD Valverde vai jogar no Acácio Rosa no Restelo, com Os Belenenses.