RCB/TuneIn
Terça, 16 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“MANTEMOS A INTENÇÃO DE CANDIDATAR A OBRA”
Rádio Cova da Beira
O presidente da câmara do Fundão acredita que o facto de o projecto do regadio a sul da Gardunha não ter ficado com qualquer verba afecta no plano nacional de regadios, que foi aprovado na semana passada em conselho de ministros, não significa que a obra fique adiada.
Por Nuno Miguel em 29 de Sep de 2018
Questionado sobre o assunto, Paulo Fernandes refere que já procurou obter esclarecimentos adicionais sobre a matéria e refere que, apesar de sinalizada, a obra não teve qualquer verba afecta devido à existência de uma alteração de critérios “já tive oportunidade de falar com responsáveis de algumas direcções gerais que estão associadas a este processo e o que me foi explicado é que existe um plano nacional onde está sinalizado sem verba o regadio a sul da Gardunha porque o modelo foi alterado. Os anteriores regadios que estão em fase de expansão, como é o caso do Alqueva, tem verba mas os novos regadios não tem valor atribuído devido à alteração de todo o processo”. 
O autarca fundanense refere que até final deste ano o Banco Europeu de Investimentos vai lançar um concurso livre para a concretização de novos projectos de regadio e os projectos vão ser avaliados tendo por base o seu mérito e o impacto que podem ter junto das comunidades “como é um concurso aberto, aquilo que foi a conselho de ministros do ponto de vista da sinalização, não é condição para ir a este concurso em que o mérito das propostas vai fazer a diferença. Fui informado de que é muito possível que até final do ano esse concurso seja aberto e fechado. Nós estamos a realizar o estudo de viabilidade do regadio a sul da Gardunha e obviamente mantemos a intenção de fazer a nossa candidatura sendo que a nossa grande força é que aqui não estamos a fazer o regadio para ir a seguir à procura dos agricultores. Queremos fazê-lo porque já temos agricultores que o podem explorar e que precisam dele”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados