RCB/TuneIn
Terça, 16 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CARIA: NOVO CENTRO ESCOLAR ABRE PORTAS
Rádio Cova da Beira
O presidente da câmara municipal de Belmonte não esconde o desejo de o novo centro educativo de Caria poder vir a receber as crianças que frequentam o ensino pré escolar no centro de assistência paroquial daquela vila. A nova estrutura, que representou um investimento na ordem dos 600 mil euros, tem 49 alunos matriculados mas apenas três do pré escolar.
Por Nuno Miguel em 26 de Sep de 2018
Uma realidade que António Dias Rocha espera ver alterada nos próximos anos lectivos “houve um conjunto de circunstâncias que levou a que os pais preferissem ir pelo seguro e pagarem a uma instituição privada em vez de inscreverem os filhos numa instituição onde não pagariam. A pouco e pouco vamos conseguir acertar o passo, o centro tem todas as condições para as crianças lá estarem bem e tem todas as condições para os pais estarem tranquilos e isso para nós é o mais importante. Agora vamos acertando as coisas com as entidades privadas que prestam serviços na área da educação quer com o organismo estatal que tem a sua sede em Belmonte”.    
Questionado sobre o tema, o presidente do centro de assistência paroquial de Caria refere que já durante este ano lectivo as actividades de ATL vão ser dinamizadas no novo centro escolar. Manuel Geraldes sublinha que este investimento é uma mais valia para aquela vila “vamos continuar a desenvolver as nossas actividades de ATL que até agora eram desenvolvidas no jardim infantil «Girassol» e por uma questão de comodidade das próprias crianças vamos desenvolver a partir de agora essas actividades no novo centro escolar de Caria. Foi isso que nos levou a falar com a câmara municipal e a propor que as nossas actividades possam ser desenvolvidas na sala polivalente que aqui existe porque isso trás benefícios a toda a gente”. 
Já o presidente da junta de freguesia de Caria, Pedro Torrão, sublinha que a inauguração do centro representa a concretização de uma antiga aspiração da vila “na freguesia de Caria estavam a funcionar três edifícios ao nível do serviço público de educação mas a construção do centro escolar era um objectivo que há muito a freguesia perseguia. Desta forma vamos conseguir agregar todas as crianças num só espaço e com excelentes condições do ponto de vista lectivo mas também para o recreio das crianças. É uma obra muito importante para nós porque estamos a trabalhar para as crianças que são o futuro da nossa freguesia”.  
David Canelo, director do agrupamento de escolas Pedro Álvares Cabral, sublinha que este novo espaço reúne as melhores condições para assegurar um ensino de qualidade a todas as crianças “temos aqui espaços onde podem desenvolver actividades fantásticas, o refeitório é o melhor que existe em todo o nosso parque escolar, há novos espaços e salas condignas. Foi aqui feito um grande investimento, cerca de 600 mil euros, e sem dúvida que é a melhor obra que se podia ter feito em Caria e é uma intervenção a pensar no futuro”. 
A obra consistiu na requalificação e ampliação do edifício da antiga escola de São Marcos e é composto por quatro salas de aula, um refeitório, uma biblioteca, recreio coberto e um novo espaço polivalente.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados