RCB/TuneIn
Segunda, 17 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“AUMENTOS RONDAM OS 15 POR CENTO”
Rádio Cova da Beira
O núcleo de estudantes social democratas da universidade da Beira Interior vem, em comunicado, mostrar o seu descontentamento face ao aumento dos preços das refeições sociais para toda a comunidade académica nas cantinas concessionadas pela UBI.
Por Nuno Miguel em 24 de Sep de 2018
De acordo com o NESDUBI “enquanto no ano lectivo transacto a refeição social completa numa cantina concessionada pela UBI tinha um custo de dois euros e 70 cêntimos, no presente ano lectivo a mesma refeição, nas mesmas cantinas, viu o seu valor aumentado em cerca de 15% e custa agora aos estudantes três euros e 10 cêntimos. Este aumento drástico dos preços da refeição representa, para os estudantes que usufruem deste serviço diariamente, um custo superior a 100 euros anuais”.
O núcleo de estudantes social democratas acrescenta que “atendendo que é impraticável optar de forma sistemática por cantinas da UBI em detrimento de cantinas concessionadas, é possível ajustar as políticas adoptadas”. Nesse sentido, para além de deixar um alerta sobre a qualidade das refeições, o núcleo sustenta que “uma vez que as cantinas concessionadas não estão isentas de IVA, o preço praticado deve passar a ser o preço praticado pelas cantinas da UBI com acréscimo do valor do IVA cobrado a cantinas escolares, ou seja, dois euros e 50 cêntimos mais IVA de 13%, perfazendo o valor de dois euros e 83 cêntimos”.
Em resposta enviada à RCB, a universidade da Beira Interior sublinha que “as quatro cantinas existentes, em Santo António e nas faculdades de engenharia, ciências da saúde e ciências sociais e humanas são todas exploradas pela UBI e servem a refeição a dois euros e 50 cêntimos. Não há cantinas concessionadas” A instituição acrescenta que este “é o segundo valor mais baixo de todas as universidades portuguesas e se as refeições forem pagas com o cartão de estudante ficam a um custo de dois euros e 25 cêntimos, o que faz delas a mais baratas de todas as universidades”. Para além disso os serviços de acção social “têm ainda outras ofertas, algumas das quais a menos de dois euros e estão disponíveis em todos os pólos da UBI”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados