RCB/TuneIn
Sábado, 15 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CIM-BSE INSTALA VIDEOVIGILÂNCIA A INCÊNDIOS
Rádio Cova da Beira
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) começou o processo de instalação de um sistema de videovigilância para detecção de incêndios rurais.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Sep de 2018

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) anuncia te iniciado a instalação das torres de vigilância integradas no projecto designado por "SARADO" (Sistema de Acompanhamento Remoto e Apoio à Decisão Operacional) ".

 

"O projeto "SARADO" visa dotar a região de um sistema de deteção e auxílio no combate aos incêndios florestais, composto por 18 torres com câmaras [de vigilância] com alcance de mais de 30 quilómetros, que cobrirão a quase totalidade do território da comunidade intermunicipal", refer a nota.

 

O "SARADO", adquirido no âmbito da prevenção e gestão de riscos de incêndio, num investimento superior a 750 mil euros, contempla a instalação de torres de videovigilância e de apoio à decisão, "que estarão ligadas a dois Centros de Gestão e Controlo, um na Guarda e outro em Castelo Branco", indica CIM

 

Com o sistema, aquela entidade pretende "dotar os agentes de proteção civil, especialmente bombeiros e GNR, de mecanismos que possibilitem uma intervenção mais rápida na verificação de riscos de incêndio e um apoio à decisão mais eficiente no combate aos fogos" rurais.

 

O projecto é apoiado por fundos da União Europeia através do Portugal 2020, no âmbito do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com uma comparticipação de 85% do Fundo de Coesão.

 



  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados