RCB/TuneIn
Segunda, 17 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO: "HÁ TEATRO NA MOAGEM"
Rádio Cova da Beira
No âmbito da iniciativa “Há Teatro na Moagem”, realiza-se este sábado, dia 22 de Setembro, às 21.30h, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a peça de teatro “O Vigilante Noturno”.
Por Paulo Pinheiro em 22 de Sep de 2018

Outras da categoria:

A peça é uma coprodução do Teatro Didascália, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Centro Cultural de Vila Flor, Guimarães.

“O Vigilante Noturno” é o segundo projecto “numa linha de criação que se orienta por um trabalho que vai ao encontro dos materiais, a partir dos quais a mão humana se serve para manipular, transformar e esculpir, dando asas a uma necessidade profunda do ser humano: criar”, referem os promotores.

 

“Esta pesquisa sobre a manipulação da matéria iniciou-se com o espectáculo One Man Alone, no qual a acção estava concentrada na utilização da massa fresca do pão e da farinha, enquanto matérias de trabalho, de forma a dar corpo ao imaginário absurdo das longas noites de um padeiro. Em O Vigilante Nocturno, o foco volta-se para os materiais de construção civil – tubos, tijolos, martelos, madeira – e na relação atribulada entre estes e o seu vigilante. O trabalho de vigilante nocturno é extremamente solitário e sujeito quer ao perigo, quer à peripécia”.

O espaço físico do espetáculo é construído e destruído num processo que é acompanhado por dois músicos. “O Vigilante Noturno” bebe das várias linguagens que têm vindo a fazer parte da pesquisa artística do Teatro Didascália: o movimento, o teatro, a manipulação de objectos e a música.


A encenação e cocriação é de John Mowat; assistência de encenação e cocriação de Cláudia Berkeley; apoio dramatúrgico de Jorge Louraço Figueira; interpretação e cocriação de Bruno Martins, Igor Gonçalves e Rui Souza; direção musical de Rui Souza; cenografia de Jorge Magalhães e Frederico de Almeida; desenho de luz de Valter Alves; direção de produção de Jonathan da Costa.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados