RCB/TuneIn
Segunda, 17 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
SEDE DA CIM: ENTENDIMENTO DEVE SER MUITO ALARGADO
Rádio Cova da Beira
O presidente da c√Ęmara do Fund√£o considera dif√≠cil a exist√™ncia de uma unanimidade em torno da localiza√ß√£o definitiva da sede da comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela na Guarda.
Por Nuno Miguel em 22 de Sep de 2018

Recorde-se que Álvaro Amaro afirmou recentemente que durante este mandato pretende apresentar uma proposta de alteração estatutária que consagre que a sede da CIM fique instalada permanentemente no edifício dos antigos paços do concelho da Guarda. Questionado pela RCB sobre o tema, Paulo Fernandes, que presidiu à comunidade em 2016 e 2017, refere que caso a questão venha a ser colocada em cima da mesa ela deverá ter uma quase unanimidade de todos os autarcas “se esse assunto for, de facto, colocado formalmente eu entendo que as mudanças estatutárias devem ter quase unanimidade numa entidade como aquelas que a CIM hoje é. Isso para evitar situações que possam ser de algum desconforto entre as diferentes sensibilidades municipais. No dia de hoje a mim parece difícil que esse cenário de quase unanimidade venha a acontecer”.   

 

O autarca fundanense acrescenta que qualquer proposta de alteração estatutária “terá de ser apreciada por dois órgãos que são o conselho intermunicipal e a assembleia da comunidade e não sei se em alguns aspectos terá de ser uma aprovação por maioria qualificada. Há temas em que as maiorias podem não ser apenas simples no que respeita à CIM. Depois a assembleia intermunicipal também terá de se pronunciar sobre esse assunto porque matérias relacionadas com alterações estatutárias também tem de ser discutidas e votadas nesse órgão”.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados