RCB/TuneIn
Sábado, 17 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CORTES CRIA ROTA DA BROA
Rádio Cova da Beira
A assembleia municipal da Covilhã aprovou por unanimidade a declaração de interesse municipal do projecto que a junta de freguesia de Cortes do Meio vai apresentar ao Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) 2020 para criar a rota da broa de Cortes.
Por Paula Brito em 16 de Sep de 2018
 

O investimento, de cerca de 170 mil euros, prevê a requalificação e preservação de dois moinhos de água, do forno comunitário e do percurso entre este património.

"Os moinhos são duas estruturas muito antigas, que vamos recuperar quase de raiz. Um deles ficará a funcionar de modo artesanal, onde podemos ver como era feita a moagem, o outro ficará com uma estrutura de apoio onde podemos dar a conhecer os produtos da freguesia. Depois e o percurso de 200 metros entre estes dois moinhos e o forno comunitário que vamos também requalificar, limpar, criar acessos para quem queira visitar a freguesia possa fazer este percurso e conhecer a nossa história".

Promover e preservar a broa tradicional de Cortes e outro dos objectivos do projecto. Segundo o presidente da junta há apenas uma senhora em Cortes do Meio a confeccionar a broa de forma artesanal. Jorge Viegas teme o fim deste produto tão típico da aldeia.

"Eu temo que se possa perder, também está prevista na candidatura a possibilidade de fazer o registo de como é feita para as gerações vindouras."

Mas o que torna a broa de Cortes um produto típico tão especial?

"Ela e feita com farinha tradicional, moída num moinho a água, este método artesanal conjugado com o forno a lenha faz da broa um produto de excelência."

Um produto de excelência que a junta de freguesia de Cortes quer preservar e promover com esta rota. Uma candidatura de 170 mil euros comparticipada em 50% pelo PDR2020, a junta de freguesia terá que assegurar a outra metade.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados