RCB/TuneIn
Quarta, 26 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CAMINHADA NOS “CHOCALHOS”
Rádio Cova da Beira
Realiza-se este domingo, dia 16 de Setembro, a Travessia Pedestre da Gardunha, um dos momentos altos do festival “Chocalhos”.
Por Paula Brito em 14 de Sep de 2018
 

Com cerca de nove quilómetros, a caminhada começa pelas 8h da manhã de domingo, no Fundão, e termina na vila de Alpedrinha, como explica Gil Cruz, um dos responsáveis pela iniciativa: “Por volta das 8h 15M estaremos aqui no Largo do Município, saímos ali perto do cemitério da aldeia de Joanes, vimos pelo caminho que vem dar ao Abrigo de São José, depois à biblioteca, descemos pelo Acrópole, subimos Santo António, depois Largo do Município, Estalagem da Neve, depois vamos pelo caminho velho para Alcongosta e terminamos em Alpedrinha. É para se fazer devagar.”.

Na caminhada estão presentes o Rebanho Serrano e o Grupo de Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, para que as pessoas da população possam interagir com este lado da “Transumância”: “Perguntem, o que nós soubermos explicamos. E podem aproximar-se das ovelhas, quem levar os cães falando com os pastores se podem mexer. São cerca de 100 ovelhas, e isto já é uma família.”

Para Gil Cruz, esta iniciativa já é uma “tradição”. O responsável deixa, para os interessados, alguns conselhos de vestuário: “Levarem um calçado adequado e uma mochila com garrafa de água. Nós vamos parando, paramos sempre na Praça e no alto de Alcongosta, quando se começa a descer para Alpedrinha para comermos alguma coisa.” 

Ainda na manhã de domingo, decorre a recepção ao Presidente da Câmara Municipal do Fundão pela região convidada, Astúrias, no Palácio do Picadeiro.

A novidade da caminhada da edição deste ano, para quem quiser, é o Kit Chocalhos, constituído por pulseira com chocalho, t’shirt, água, senha para autocarro e sopa, com custo um 10 euros.

O festival “Chocalhos” começa esta sexta-feira, dia 14 de Setembro, pelas 19h 30 onde estarão cerca de duas dezenas de pastores de vários pontos da Beira Interior.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados