RCB/TuneIn
Terça, 11 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
JSD PROMOVE FÓRUM “DEMOCRACIAS XXI”
Rádio Cova da Beira
A comissão política distrital da JSD pretende levar por diante, até final deste ano, um grande fórum a nível da região e que permita aos jovens pronunciarem-se sobre matérias como a criação de emprego, ou a fixação de populações nos territórios de baixa densidade.
Por Nuno Miguel em 14 de Sep de 2018
Sob o mote “Democracias XXI”, o encontro pretende ainda criar um ponto de reflexão sobre a necessidade de uma nova organização administrativa para o território, como referiu à RCB o presidente da comissão política distrital da JSD “é necessário pensar em que medida ainda fazem sentido os distritos tal como existem hoje, quais as competências das comunidades intermunicipais e até o próprio método de eleição dos seus presidentes. A eleição de um presidente de câmara não é sinónimo de que os munícipes daquele concelho queiram depois que esse autarca seja também presidente da comunidade. Queremos também avaliar o próprio funcionamento destas comunidades porque no caso de Castelo Branco temos um distrito dividido em três comunidades e isso não reflecte a realidade social e demográfica da região. Não faz sentido que as principais cidades estejam separadas ou que quatro concelhos até pertençam a uma comunidade de outro distrito”.   
Para além da questão relacionada com a reorganização administrativas, Hugo Lopes sublinha há um conjunto de outros temas que os jovens social democratas querem debater no âmbito deste encontro “por exemplo a forma como as ferramentas digitais podem incrementar a democracia, as reformas do sistema político e eleitoral, o emprego e o empreendedorismo. Isto para conseguirmos aumentar a qualidade da democracia em Portugal. Vamos avaliar medidas como o sistema preferencial no voto para as eleições legislativas, reformando o sistema para as autarquias locais com uma eventual proposta de listas únicas para a assembleia municipal, que permita a formação de executivos monocolores mas reforçando os poderes das assembleias ou até a forma de adaptar os modelos laborais às necessidades dos tempos de hoje”.     

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados