RCB/TuneIn
Sábado, 17 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FILARMÓNICA COMPLETA 110 ANOS DE VIDA
Rádio Cova da Beira
A requalificação da sede social é o presente que a banda filarmónica de Aldeia de João Pires mais gostaria de receber, numa altura em que está a comemorar 110 anos de vida. A efeméride foi assinalada com um conjunto de actividade que decorreu durante todo o fim de semana.
Por Nuno Miguel em 11 de Sep de 2018
Actualmente a banda tem no seu efectivo 48 elementos, mais quatro alunos em formação na escola de música, mas as actuais condições da sede limitam o desenvolvimento da actividade da instituição, como refere o seu maestro “limita-nos porque nós estamos instalados nas antigas escolas primárias. É um edifício já muito antigo que não tem condições nenhumas. No inverno chove já dentro e no verão é um calor insuportável. Estamos à espera que a câmara nos apoie e nos atribua um apoio para poder fazer os melhoramentos na nossa sede que é isso que nós mais ansiamos neste momento”. 
Manuel Lopes acrescenta que o projecto para a requalificação da sede está concluído mas para que a obra possa avançar são necessários apoios, nomeadamente da câmara de Penamacor “o projecto passa fundamentalmente por melhorar o interior. O exterior fica como está. Queremos criar um salão exclusivamente para os ensaios, uma sala para o maestro e ainda um espaço para podermos guardar os instrumentos. O projecto contempla também um espaço para arquivos, uma sala para a direcção e depois também criar um espaço museu onde possam ser mostrados alguns instrumentos antigos”.   
Um dos pontos altos destas comemorações passou pela realização de um encontro de bandas, que juntou em palco cerca de 250 músicos de cinco filarmónicas e que realizaram um espectáculo em conjunto. Manuel Lopes sublinha que “foi um momento único ter as cinco bandas a tocar em palco ao mesmo tempo as mesmas peças. Normalmente nos encontros de bandas, cada uma delas acaba por tocar o seu reportório e aqui, para não se tornar tão repetitivo, optámos por lançar este desafio às bandas que convidámos e o resultado final superou as expectativas”.
Também presente nestas comemorações o presidente da câmara de Penamacor, António Beites, deixou a garantia de que as obras de requalificação na sede da filarmónica podem arrancar em breve. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados