RCB/TuneIn
sábado, 24 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
JOSÉ SIMÃO CRIA ESCULTURA DE HOMENAGEM A JOÃO ROIZ
Rádio Cova da Beira
Depois da medalha comemorativa dos 500 anos de João Roiz, o escultor José Simão tem pronto um monumento dedicado ao poeta albicastrense que vai ser inaugurado este mês, aquando da inauguração das obras de requalificação da praça onde está localizado, junto à Estação de Caminhos de Ferro de Castelo Branco.
Por Paula Brito Batista em 04 de Sep de 2018
 "Ele já lá está instalado, está é coberto, mas como havia ali uns trabalhos a realizar numa praça que foi renovada, só agora é que será oportuno inaugurar a praça e a escultura. Está numa praça onde pode ser disfrutada.”

Apesar de surgir depois da medalha comemorativa, o monumento foi o primeiro trabalho, e um complementa o outro, refere o escultor em entrevista à RCB. José Simão fala deste último trabalho como um marco no seu percurso de escultor.

“É um trabalho que me deu muito gosto fazer, e acho que vai ser qualquer coisa que pode marcar o meu percurso. Como se fossem dois blocos de pedra, em granito da região, e no interior está uma figura, em aço corten, que está num processo criativo, onde é preciso se despir de preconceitos e depois também há palavras que circulam entre o coração e a cabeça, é a altura em que o poeta está a criar o seu poema.”

A peça escultórica de homenagem ao poeta João Roiz, deverá ver a luz do dia ainda durante este mês de Setembro.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados