RCB/TuneIn
Segunda, 17 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PENAMACOR: PRAIA FLUVIAL DISTINGUIDA
Rádio Cova da Beira
Depois de dois anos consecutivos no segundo lugar, a Praia fluvial de Benquerença vence concurso nacional do prémio “Praia do Ano” 2017/2018, realizado anualmente pela revista “Guia das Praias Fluviais.
Por Paulo Pinheiro em 31 de Aug de 2018

A Praia fluvial d’ O Moinho, banhada pela Ribeira da Meimoa, cujo nome advém do moinho localizado nas proximidades, tem uma área de banhos que tem vindo a receber vários melhoramentos e o ano passado estreou um muro de acesso à água, na sua margem esquerda. As sombras dos amieiros, freixos e salgueiros constituem também um abrigo para os amantes da pesca, dada a riqueza do local em espécies piscícolas, como bogas, bordalos, trutas, entre outras.

 

O resultado agora alcançado neste concurso nacional, é para  o Presidente da Junta de Freguesia da Benquerença, Álvaro Gil, fruto de uma forte aposta da autarquia naquele espaço, nos últimos anos.

“Este prémio tem sido um trabalho árduo ao longo destes anos, desde que se iniciou este projecto pelo actual Presidente da Câmara Municipal, que foi muitos anos Presidente da Junta. É óbvio que, como ele foi para a Câmara, quem ficou teve que dar continuidade a este trabalho, e é isso que estamos a fazer, e iremos cada vez mais esforçarmo-nos para conseguirmos cada vez melhor.”

 

De acordo com o autarca, são cerca de mil pessoas que visitam a praia fluvial da freguesia diariamente aos fins-de-semana, que dispõe de diversas características diferenciadas em relação às restantes praias a concurso: “O nosso espaço é um espaço amplo, que permite a conjugação dos grelhados, das pessoas virem passar um dia diferente numa praia fluvial e não vir só usufruir da água, mas sim da natureza envolvente. Temos uma grande zona de relvados, quase de dois hectares, temos um bar que está, nesta altura balnear, sempre aberto. Depois temos um espaço para grelhadores, que vamos ampliar, temos um espaço de balneários para duche e com casas-de-banho. Temos também um parque infantil e um campo de vólei.”

 

A época balnear termina esta sexta-feira, no entanto a praia estará  em funcionamento enquanto o tempo permitir.

 

Na edição deste ano, estiveram a concurso cerca de 150 praias do país, os dois primeiros prémios ficaram na região da Beira Interior, com a Praia d’ O Moinho no pódio, e em segundo lugar, a Praia Fluvial de Valhelhas, no distrito da Guarda.

 

Até ao próximo dia 30 de Outubro, decorre a votação para a atribuição do galardão do próximo ano.

 

A votação é feita online através do site da revista, facebook ou das aplicações nos dispositivos móveis (ipraiasfluviais). Das mais de 150 praias a concurso, quatro são do Fundão, três de Penamacor e sete da Covilhã.

 

c/ Beatriz Cavaca 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados