RCB/TuneIn
Sábado, 06 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
CDS QUESTIONA MINISTRO DA SAÚDE
Rádio Cova da Beira
O grupo parlamentar do CDS na Assembleia da República questionou o ministério da saúde sobre a falta de enfermeiros no centro hospitalar e universitário da Cova da Beira.
Por Nuno Miguel em 28 de Aug de 2018
Na pergunta enviada pelos deputados Isabel Galriça Neto, João Rebelo e Patrícia Fonseca, os deputados do CDS/PP querem saber se “algum serviço de especialidade cirúrgica, em particular o de urologia, foi ou não encerrado durante este verão e se sim, quais foram os serviços afectados e quando serão reabertos”.
Em causa estão algumas notícias vindas a público nos últimos dias relativamente à falta de médicos e enfermeiros no centro hospitalar para poderem ser assegurados todos os serviços, nomeadamente os de especialidades cirúrgicas como urologia, oftalmologia, estomatologia, reumatologia e otorrino “o que, alegadamente terá levado o conselho de administração a encerrar alguns destes serviços durante o período de verão”.
Os deputados do CDS/PP querem ainda saber “quantos enfermeiros estão neste momento em falta no centro hospitalar, quantos pedidos de contratação foram feitos por parte do conselho de administração, quantos foram autorizados e quantos aguardam por autorização do ministério das finanças”.
Em comunicado, também a comissão política distrital do CDS/PP pediu “respostas concretas” sobre esta matéria “que até à data não foram dadas directamente”. A distrital acrescenta que “os hospitais podem proceder a reorganizações internas dos seus serviços com vista a uma melhor e mais eficaz gestão, sem colocar em causa o acesso dos utentes aos cuidados de saúde que necessitam. No entanto a informação que tem sido transmitida é que, mais do que acautelar o período de verão, esta concentração de serviços, deve-se essencialmente à falta de enfermeiros que se regista desde há bastante tempo no centro hospitalar”. Um problema que se terá “agravado com a implementação das 35 horas semanais de trabalho sem a prévia contratação dos enfermeiros necessários à implementação desta medida”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados