RCB/TuneIn
Quarta, 26 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ADERES ASSINA CONTRATO
Rádio Cova da Beira
Promover o desenvolvimento sustent√°vel da ribeira de S√£o Domingos e dinamizar ac√ß√Ķes de promo√ß√£o ambiental e tur√≠stica s√£o dois dos principais objectivos da candidatura que foi apresentada ao programa ¬ďPromover o uso eficiente da √°gua¬Ē do fundo ambiental e que vai ser apoiado com um montante de 50 mil euros. O projecto foi desenvolvido por um cons√≥rcio liderado pela Aderes e a cerim√≥nia de assinatura do contrato decorre esta tarde em Lisboa.
Por Nuno Miguel em 28 de Aug de 2018
Em declarações à RCB, o presidente da direcção da associação sublinha que o projecto prevê a realização de várias acções imateriais, sobretudo direccionadas para o público escolar “este projecto prevê a realização de várias acções pedagógicas com as crianças e com as escolas e também acções mais científicas em parceria com a UBI no sentido de estudar os recursos existentes e sensibilizar as comunidades locais para a mais valia da água, da ribeira e das suas margens. Ele prevê inclusivamente oficinas de construção de abrigos para aves, insectos e outras espécies animais que existem na ribeira e ao mesmo tempo também prevê a realização de reportagens fotográficas e entrevistas sobre o ponto da situação”. 
José Armando Serra dos Reis acrescenta que esta candidatura é um primeiro passo de um projecto mais ambicioso que se pretende desenvolver, tendo em vista um melhor aproveitamento de todas as potencialidades da ribeira “quando se fala em dinamizar e dar a conhecer esta potencialidade isso tem subjacente o objectivo de promover economicamente os recursos que as populações tem ao seu dispor. A componente turística é fundamental mas também a criação de percursos pedestres ao longo da ribeira e sem descurar a possibilidade de as pré existências poderem ser utilizadas como abrigos turísticos. Para além disso esta iniciativa também prevê uma acção de limpeza das margens do ponto de vista florestal e o estudo do aproveitamento que os recursos sobrantes possam vir a ter no futuro”. 
A candidatura foi apresentada com o mote “A ribeira a gostar dela própria” e para além da Aderes integram este consórcio o agrupamento de escolas “A Lã e a Neve”, as associações “Coolabora” e “Queiró” a escola profissional Quinta da Lageosa, a UBI, a câmara da Covilhã, a união de freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho e ainda a “Agroecológica”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados