RCB/TuneIn
Segunda, 26 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IDANHA A VELHA TEM NOVO ALOJAMENTO
Rádio Cova da Beira
A Casa do Arque√≥logo, que acaba de abrir ao p√ļblico, √© o novo alojamento da aldeia hist√≥rica situada no concelho de Idanha a Nova.
Por Paula Brito em 28 de Aug de 2018
 

O empreendimento cumpre um sonho do arqueólogo Artur Côrte-Real, que durante o seu percurso profissional desenvolveu uma relação de proximidade com Idanha-a-Velha, cujo conjunto arquitectónico e arqueológico se encontra classificado como Monumento Nacional desde 1997.

“Durante mais de uma década estive envolvido num projecto em Idanha, por isso, criou-se uma ligação especial. Agora procuro dar um pequeno contributo para o desenvolvimento dos territórios do interior, até porque existem muitas potencialidades”, explica Artur Côrte-Real.

A Casa do Arqueólogo está localizada no Largo da Amoreira, no centro de Idanha-a-Velha. Duas antigas casas de pedra, centenárias, outrora ruínas, formam hoje o novo alojamento local, onde o antigo e o contemporâneo se harmonizam.

O conceito deste espaço, marcado por memórias ancestrais e uma dimensão social, é materializado numa peça de escultura da artista plástica Dora Tracana – o Arqueólogo Petrónio. “Digamos que esta personagem quase teatral, o Petrónio, é o novo proprietário. Na página de Facebook da Casa do Arqueólogo dá a conhecer as histórias, gentes e roteiros de toda esta região”, refere Artur Côrte-Real.

O alojamento dispõe de um quarto de casal e um quarto individual mas com divisória, cozinha totalmente equipada para uma estadia autossuficiente, sala de estar e de refeições, w.c., tv e rádio, ventilação, salamandra e aquecimento eléctrico.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados