RCB/TuneIn
Terça, 11 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI SUBMETE ORÇAMENTO À DGO
Rádio Cova da Beira
Ao contrário do ano passado, este ano a Universidade da Beira Interior vai submeter a proposta orçamental à Direcção Geral do Orçamento (DGO). A medida, em 2017, foi pontual, extrema e pensada, diz António Fidalgo, e apesar da carta ter chegado a Garcia, quem se prejudicou efectivamente foi a Universidade da Beira Interior.
Por Paula Brito em 10 de Aug de 2018
 

 “Este ano essa questão não se coloca, no ano passado foi uma medida pontual, extrema, pensada, foi verdadeira, mas a UBI também se prejudica, porque quando chegamos ao fim quem acaba por preencher a plataforma é a DGO que o faz com os números do ano anterior, e portanto, no ano passado isso significou menos 170 mil euros, e obviamente nós não estamos em condições de tomar esta medida todos os anos.”

A medida, no ano passado, teve como objectivo passar a mensagem de que o subfinanciamento não permitia à UBI cumprir a lei e as regras contabilísticas que exigem um equilíbrio entre as receitas e as despesas.

O reitor lamenta que a Universidade da Beira Interior continue a receber menos 400 euros por aluno do que as universidades de Lisboa e Porto.

“O que eu acho inadmissível é que grandes instituições como a universidade do Porto ou Lisboa, que têm vantagens competitivas enormes, têm economias de escala excepcionais, sejam mais financiadas que a UBI, em termos comparativos.”

A comparação é feita pelo reitor “nos últimos números, nós recebíamos à volta de 3.400 euros por aluno do OE e a universidade de Lisboa 3.800 euros”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados