RCB/TuneIn
Sexta, 19 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI SUBMETE ORÇAMENTO À DGO
Rádio Cova da Beira
Ao contrário do ano passado, este ano a Universidade da Beira Interior vai submeter a proposta orçamental à Direcção Geral do Orçamento (DGO). A medida, em 2017, foi pontual, extrema e pensada, diz António Fidalgo, e apesar da carta ter chegado a Garcia, quem se prejudicou efectivamente foi a Universidade da Beira Interior.
Por Paula Brito em 10 de Aug de 2018

Outras da categoria:

 

 “Este ano essa questão não se coloca, no ano passado foi uma medida pontual, extrema, pensada, foi verdadeira, mas a UBI também se prejudica, porque quando chegamos ao fim quem acaba por preencher a plataforma é a DGO que o faz com os números do ano anterior, e portanto, no ano passado isso significou menos 170 mil euros, e obviamente nós não estamos em condições de tomar esta medida todos os anos.”

A medida, no ano passado, teve como objectivo passar a mensagem de que o subfinanciamento não permitia à UBI cumprir a lei e as regras contabilísticas que exigem um equilíbrio entre as receitas e as despesas.

O reitor lamenta que a Universidade da Beira Interior continue a receber menos 400 euros por aluno do que as universidades de Lisboa e Porto.

“O que eu acho inadmissível é que grandes instituições como a universidade do Porto ou Lisboa, que têm vantagens competitivas enormes, têm economias de escala excepcionais, sejam mais financiadas que a UBI, em termos comparativos.”

A comparação é feita pelo reitor “nos últimos números, nós recebíamos à volta de 3.400 euros por aluno do OE e a universidade de Lisboa 3.800 euros”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados