RCB/TuneIn
Sexta, 19 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CENTRO DE COMPETÊNCIAS EM CLOUD COMPUTING PARA BREVE
Rádio Cova da Beira
Centro de competências em cloud computing da Universidade da Beira interior é um projecto irreversível, diz António Fidalgo. O reitor da UBI está confiante na aprovação da candidatura que foi entregue no passado mês de Junho.
Por Paula Brito em 09 de Aug de 2018
 

Anunciado em 2014, pelo ministro Poiares Maduro como um dos três centros de excelência a criar em universidades do interior do país, só durante o primeiro trimestre deste ano é que foi publicado o aviso/convite para a Universidade se candidatar.

“Nós respondemos, está para análise, e estamos muito confiantes que o centro de competência será aprovado brevemente.”

A candidatura, no valor de um milhão e meio de euros, prevê a instalação, no Ubi medical, de uma equipa de 20 elementos.

“Nomeadamente doutorandos, e sobretudo pós doutoramentos, queremos contratar cerca de 20 pessoas no total para trabalharem com os nossos docentes num espaço que já temos reservado no Ubi medical para isso. Estamos muito confiantes porque achamos que temos capacidade no nosso departamento de informático e no Ubi medical para correspondermos a um desafio importante.”

O centro de competências em cloud computing, tem como objectivo constituir um cluster na área das novas tecnologias de informação e saúde tornando a Universidade da Beira Interior num centro de excelência nesta área. Para isso, a UBI conta com vários parceiros.

“Temos neste projecto muitas empresas envolvidas, desde a Outsystems, à Altran, à PT, mas também os institutos politécnicos de Castelo Branco e Guarda. ”

António Fidalgo está confiante na aprovação da candidatura que resulta de uma reprogramação do quadro comunitário com o objectivo de suportar financeiramente a criação de três centros de excelência, em áreas distintas, para três universidades do interior: UBI, Universidade de Évora e Universidade de Trás os Montes.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados