RCB/TuneIn
Segunda, 20 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GREVE DE ENFERMEIROS NO CHUCB
Rádio Cova da Beira
Os enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira realizam uma greve, nos turnos da manhã e da tarde, no próximo dia 22 de Agosto.
Por Paulo Pinheiro em 09 de Aug de 2018

A decisão, tomada esta semana em plenário, pretende protestar contra a falta de profissionais naquela unidade hospitalar "onde muitos enfermeiros são obrigados a realizar 16 horas seguidas", denuncia o Sindicato dos Enfermeiros.

De acordo com a dirigente nacional do SEP, em declarações à Lusa, " a situação está caótica. A maioria dos serviços só está a funcionar em grande parte do turno com dois enfermeiros escalados para 30 doentes".  

A responsável admite que “este problema se agravou, naturalmente, com a passagem para as 35 horas", mas recorda que não é de hoje.

"Entre o início do ano e o passado mês de Junho, saíram 31 profissionais para outras instituições e que nunca foram substituídos por ausência de autorização por parte do Ministério da Saúde”, refere Guadalupe Lopes.

A dirigente do SEP não sabe o número exacto de enfermeiros necessários para o CHUCB, no entanto adianta "que para o hospital funcionar minimamente no imediato, é necessário a contratação de cerca de uma centena de profissionais".

A sindicalista recorda que há recém-licenciados das escolas superiores de Castelo Branco e da Guarda, que se encontram disponíveis para serem contratados. 

 

c/ Beatriz Cavaca. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados