RCB/TuneIn
Segunda, 03 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"NÁNÁ" LANÇA NOVO LIVRO DE POESIA
Rádio Cova da Beira
No passado sábado, Maria Nazaré Gonçalves, mais conhecida por “Naná”, apresentou o livro “Um Canto ao Amor e à Vida”. Nasceu a 1 de Março de 1951 em Alcaria, no concelho do Fundão, e é o seu terceiro livro de poesia.
Por Paula Brito em 30 de Jul de 2018
 

Pelos amigos e conhecidos é tratada como “a poetisa do amor”, e escreve poemas conforme o seu estado de espírito e de alma: “É um livro que descreve os meus estados de alma. É um livro que pretende vos atrair pelos seus poemas, felizes ou tristes, um estado de alma constante que vos pode fazer chorar, ou invés, sorrir, que vos pode fazer pensar e também reflectir. Concluo afirmando que este livro expressa a crença na amorosidade, na construção do respeito ao outro.”

Tal como nos outros livros, os poemas são uma forma de interagir e envolver os seus leitores.  “Gosto de fazer os meus leitores delirar, brincar com eles, de rir, de olhar as estrelas, dos segredos, dos mistérios e de saborear o amor. Sigo, por exemplo, Florbela Espanca, quando falo de amores, porque ela envolve-me e inspira-me.”

“Naná” Gonçalves explica que neste livro percorreu um “itinerário incerto”, onde se encontra uma mistura de sentimentos contraditórios, deixando um pedido para os leitores: “Peço tolerância e paciência para comigo, pois percorri um itinerário desconhecido e difícil. Fiz trajectos curiosos, em alguns poemas denunciei, censurei, repudiei, e noutros amei, descobri, sonhei, naveguei em mares revoltos e acordei sobressaltada. Assim sou eu, movida pelo paradoxo, pela incompletude humana e sua densidade histórica.”

A apresentação caracterizou-se por vários momentos musicais, e contou com a presença de Leonor Nepomuceno, representante da editora, Alcina Cerdeira, vereadora da cultura da Câmara Municipal do Fundão, José Moreira, pintor da capa, e vários amigos e familiares da escritora.

*Com Beatriz Cavaca 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados