RCB/TuneIn
Segunda, 25 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
LAR DA MISERICÓRIDA: REQUALIFICAÇÃO OU ENCERRAMENTO
Rádio Cova da Beira
Ou há obras no lar da misericórdia ou o mais antigo lar da Santa Casa do Fundão pode fechar. O projecto de alargamento e requalificação do edifício foi candidatado ao programa Centro 2020 e o investimento pode chegar a um milhão e meio de euros, incluindo todo o equipamento.
Por Paula Brito em 28 de Jul de 2018
 

 “O projecto existente visa requalificar o edifício adaptando-o às exigências da legislação e às necessidades dos utentes. Prevê-se a ampliação da capacidade para 100 utentes, uma ampliação do edifício existente com mais um corpo lateral e todo o interior será requalificado.”

Em entrevista à RCB Jorge Gaspar, admite que a requalificação do edifício é um projecto prioritário. A completar 75 anos, o velho lar da misericórdia, se não se adaptar às novas exigências pode fechar portas, com todas as implicações que isso acarreta.

“Implica que 86 utentes daquele lar fiquem sem alojamento, sem alimentação, sem apoio ao nível da saúde e ao nível da higiene. Implica que as dezenas de funcionários que trabalham no lar tenham de ir para o desemprego, porque a instituição não tem onde as colocar.”

Para já o projecto está candidatado ao programa Centro 2020 e pode ser apoiado até 85%, mas se a candidatura falhar, o provedor da misericórdia tem um plano B.

“É fazer a obra com recurso a outros meios, por exemplo, o Fundo Rainha D. Leonor. Se o plano A não for avante, o plano B entrará em acção”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados