RCB/TuneIn
S√°bado, 30 Mai 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BOIDOBRA: FESTA DAS PAPAS ARRANCA HOJE
Rádio Cova da Beira
Está agendada para este fim de semana a décima edição da festa das papas. A iniciativa é novamente organizada pelo rancho folclórico da Boidobra e tem como principais objectivos a angariação de fundos para apoiar o desenvolvimento do plano de actividades da associação a par da divulgação das papas de carolo, um doce típico da região da Beira Baixa.
Por Nuno Miguel em 27 de Jul de 2018
Cerca de 15 expositores vão marcar presença nesta edição do evento que, de ano para ano, de acordo com o presidente da direcção do rancho da Boidobra se tem vindo a consolidar no panorama das actividades culturais que são realizadas naquela vila do concelho da Covilhã “é uma festa que começou quase por ser uma brincadeira com o objectivo de angariar fundos para apoiar a execução do nosso plano de actividades mas passados dez anos, para além de manter esse objectivo, é já quase uma obrigatoriedade a sua realização pela implementação que tem em termos concelhios e até da região. È uma festa diferente das outras, que está para continuar e se afirmar na nossa vila porque a Boidobra já não pode passar sem a festa das papas”.   
Do programa da festa fazem parte a realização do 24º festival internacional de folclore, que vai trazer à Boidobra cinco ranchos de todo o país, vários espectáculos musicais e ainda uma tarde dedicada a realização de workshop´s direccionados para os mais pequenos. Uma festa que continua a ter um selo ambiental, uma vez que há vários anos que a utilização de talheres e copos de plástico foi abolida “até em termos legislativos já se começa a pensar em acabar com os plásticos, que foi uma aposta que nós começámos há alguns anos atrás. Na festa das papas ninguém vê plásticos, copos espalhados pelo chão nem as tijelas das papas. Utilizamos materiais reutilizáveis em que as pessoas acabam por pagar mais um pouco mas levam para casa a recordação que adquirem. É uma aposta que tem dado bons resultados e pena é que outras associações que realizam este tipo de eventos não sigam este exemplos e depois acabamos por ter o planeta como temos”.
Uma festa que ocorre no último fim de semana de Julho e que vai coincidir com outras actividades culturais que vão ocorrer no concelho da Covilhã. No entanto Paulo Jerónimo não acredita que essa situação leve os visitantes a optarem por visitar outros certames “é uma situação triste porque no espaço de cinco quilómetros temos duas festas, a da Boidobra e a do Teixoso e para o ano se a «Mystéria» voltar a ser organizada em Vila do Carvalho vamos ter três festas no espaço de dez quilómetros, quando existem tantos fins de semana para se fazerem durante esta época. No entanto eu penso que se alguém tem de mudar não somos nós, porque já realizamos esta actividade há dez anos mas não tememos que a existência de outras iniciativas afaste o público da festa das papas”.   
Para além da festa das papas na Boidobra, no próximo fim de semana realiza-se a feira “Terras do Teixo” no Teixoso, o festival da truta, no Paúl, os “Sons da Fraga Dura” em Casegas e ainda a iniciativa “Saud´Arte”, promovida pela câmara da Covilhã nas Penhas da Saúde com o objectivo de reunir a comunidade do concelho que se encontra espalhada pela diáspora.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados