RCB/TuneIn
Sexta, 15 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PROJECTO “U-BIKE” UBI APRESENTADO
Rádio Cova da Beira
A partir do mês de Setembro alunos, funcionários e docentes da universidade da Beira Interior já poderão deslocar-se entre os diferentes pólos da UBI recorrendo à utilização de bicicletas eléctricas. Um projecto que representou um investimento de 500 mil euros, comparticipado por fundos comunitários.
Por Nuno Miguel em 24 de Jul de 2018
Em todos os pólos da UBI vai agora ser instalada uma instalação de amarração e carregamento e cada bicicleta vai ter uma capacidade de autonomia para 60 quilómetros. O projecto está inserido insere-se na iniciativa nacional “U-Bike Portugal”, que está a ser desenvolvido pelo instituto de mobilidade e transportes e que pode ser um novo factor de atracção para a instituição, como sublinha o reitor António Fidalgo “todos sabem que a universidade da Beira Interior se encontra numa cidade de montanha, onde as subidas e descidas são uma constante. Apesar disso a UBI tem sido sempre uma instituição sobre rodas e apesar da situação geográfica tem sabido venceu os declives mais íngremes. E agora, com esta ajuda de mobilidade pelos pólos que estão espalhados por toda a cidade, penso que podemos ter aqui um factor que vai contribuir para tornar a UBI numa instituição ainda mais atractiva”.
Para já foram adquiridas uma centena de bicicletas e os primeiros equipamentos já efectuaram esta manhã o percurso entre o polo principal da UBI e a faculdade de ciências da saúde. Vítor Pereira, presidente da câmara da Covilhã, refere que este projecto se coaduna com o investimento que o município pretende concretizar também nesta área “o nosso projecto ciclável no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento urbano denomina-se «Covilhã em duas rodas». É um investimento de 926 mil euros e este projecto da universidade coaduna-se completamente com o nosso. O executivo já deliberou abrir concurso para a marcação de 38 quilómetros de ciclovias na malha urbana da Covilhã, com 21 estações e contamos que ele seja adjudicado lá para Outubro. Tem um prazo de execução de 180 dias e isso significa que no final da próxima primavera esse trabalho vai estar concluído”. 
A cerimónia de apresentação do projecto foi presidida pelo secretário de estado adjunto e do ambiente. José Mendes refere que o “U-Bike” pode dar um contributo importante para a mudança de mentalidades dos portugueses em relação ao uso das bicicletas e simultaneamente contribuir para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis “os estudantes estão agora numa idade em que fazem as suas opções em termos de mobilidade e aqueles que ganham o hábito de utilizarem a bicicleta são aqueles que, no futuro, vão perceber melhor a importância de reduzirem a utilização do automóvel. Por isso é muito importante identificar este tipo de alvos para a implementação das nossas políticas. Em Portugal a percentagem de viagens em bicicleta é de apenas um por cento quando, a nível europeu, esse valor é de sete por cento. Temos um valor muito baixo, o que significa que ainda existe aqui um grande espaço a percorrer para atingir os valores médios europeus”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados