RCB/TuneIn
Terça, 11 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTIVAL DA TRUTA NO PAUL
Rádio Cova da Beira
A vila do Paul organiza entre 27 e 29 de Julho a 5¬™ edi√ß√£o do Festival da Truta. Uma iniciativa da junta de freguesia em parceria com as 11 associa√ß√Ķes da vila que, por um dia, trabalham em conjunto para o mesmo objectivo. Promover a vila, a truta e a uni√£o entre as associa√ß√Ķes s√£o os principais objectivos do evento.
Por Paula Brito em 19 de Jul de 2018
 

Os lucros do festival são repartidos pelas associações que decidiram prescindir do valor monetário a favor da aquisição de equipamentos que necessitam ao longo do ano no decorrer da suas actividades.

A quinta edição apresenta como principal novidade uma “loja de produtos regionais e locais, desde compotas, azeite, vinho, t-shirts. Tudo personalizado com o festival da truta”, como explicou o Presidente da Junta, Gabriel Gouveia, na apresentação do festival que decorreu no parque de lazer à beira da ribeira do Paúl.

Carlos Sobreiro, cozinheiro responsável do festival, adianta o  conjunto de pratos que este ano vão ser confeccionados no festival e que resultam de uma selecção dos mais pedidos nas edições anteriores “Sopa de Truta, Truta com cogumelos selvagens e bacon, Truta grelhada com molho de manteiga e limão, e Filete de Truta com Arroz de feijão”. Para além destes pratos, ainda há os “pastéis, croquetes e rissóis de truta”. No entanto, para aqueles que não gostam deste peixe, o cozinheiro aconselha as “bifanas normais ou bifanas tipo XXL”.

Joaquim Adriano, representante das organizações do certame, explica a importância do festival para o movimento associativo e para a vila “unir e unificar as gentes que vivem dentro da povoação todos os dias”.

No ano passado foram confeccionados 600 pratos que levaram 300 quilos de trutas, este ano a organização espera superar estes números num festival com um só restaurante onde todos trabalham para a mesma “caixa” servindo apenas jantares nas noites de sexta, sábado e domingo.

A animação também é feita com a prata da casa: o grupo de danças e cantares do Paul no dia 27, a casa do povo e a banda filarmónica no dia 28 e o grupo etnográfico e de convívio do centro paroquial Nossa Sra. das Dores no dia 29. Haverá animação musical todas as noites.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados