RCB/TuneIn
Sexta, 19 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTIVAL DA TRUTA NO PAUL
Rádio Cova da Beira
A vila do Paul organiza entre 27 e 29 de Julho a 5ª edição do Festival da Truta. Uma iniciativa da junta de freguesia em parceria com as 11 associações da vila que, por um dia, trabalham em conjunto para o mesmo objectivo. Promover a vila, a truta e a união entre as associações são os principais objectivos do evento.
Por Paula Brito em 19 de Jul de 2018
 

Os lucros do festival são repartidos pelas associações que decidiram prescindir do valor monetário a favor da aquisição de equipamentos que necessitam ao longo do ano no decorrer da suas actividades.

A quinta edição apresenta como principal novidade uma “loja de produtos regionais e locais, desde compotas, azeite, vinho, t-shirts. Tudo personalizado com o festival da truta”, como explicou o Presidente da Junta, Gabriel Gouveia, na apresentação do festival que decorreu no parque de lazer à beira da ribeira do Paúl.

Carlos Sobreiro, cozinheiro responsável do festival, adianta o  conjunto de pratos que este ano vão ser confeccionados no festival e que resultam de uma selecção dos mais pedidos nas edições anteriores “Sopa de Truta, Truta com cogumelos selvagens e bacon, Truta grelhada com molho de manteiga e limão, e Filete de Truta com Arroz de feijão”. Para além destes pratos, ainda há os “pastéis, croquetes e rissóis de truta”. No entanto, para aqueles que não gostam deste peixe, o cozinheiro aconselha as “bifanas normais ou bifanas tipo XXL”.

Joaquim Adriano, representante das organizações do certame, explica a importância do festival para o movimento associativo e para a vila “unir e unificar as gentes que vivem dentro da povoação todos os dias”.

No ano passado foram confeccionados 600 pratos que levaram 300 quilos de trutas, este ano a organização espera superar estes números num festival com um só restaurante onde todos trabalham para a mesma “caixa” servindo apenas jantares nas noites de sexta, sábado e domingo.

A animação também é feita com a prata da casa: o grupo de danças e cantares do Paul no dia 27, a casa do povo e a banda filarmónica no dia 28 e o grupo etnográfico e de convívio do centro paroquial Nossa Sra. das Dores no dia 29. Haverá animação musical todas as noites.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados