RCB/TuneIn
Quinta, 17 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PORTAGENS: NOVA REDUÇÃO NÃO TRAVA PROTESTOS
Rádio Cova da Beira
O governo concretizou ontem a nova redução de portagens nas antigas SCUTS: entre os 15 e os 25% só para veículos de mercadorias, incluindo os de classe 1. A medida, que vais ser alargada à A13 (Pinhal interior) e A28 (norte litoral) entra em vigor a 1 de Janeiro de 2019, mas não cala os protestos da plataforma pela reposição das SCUT.
Por Paula Brito em 17 de Jul de 2018

Em comunicado, a plataforma reconhece a oportunidade da medida anunciada, no entanto, “não vamos deixar de continuar mobilizados contra aquele que é o maior custo de contexto das regiões atravessadas pela A23, A24 e A25: o custo associado às portagens que prejudicam fortemente a mobilidade de pessoas, turistas e bens num território sem alternativas viárias às SCUT.”

Assim a plataforma mantem a decisão de realizar uma acção pública, no dia 22 de Setembro, em Lisboa.

“Não reconhecer esta realidade é manter um cenário de desemprego, desinvestimento e, pior do que isso, ser cúmplice de um nível de sinistralidade elevado pela utilização permanente de estradas secundárias.” Refere em comunicada a Plataforma p'la reposição das SCUT que é formada pelas associações empresariais da Beira Baixa (AEBB) e da Guarda (NERGA), Comissões de Utentes da A23 e A25, Uniões de Sindicatos de Castelo Branco e da Guarda e Associação de Empresários p´la Subsistência do Interior.

Segundo anunciou ontem o governo, os veículos das classes 2,3 e 4 passam a ter um desconto de 15% no período diurno e 20% no período nocturno (das 20h às 8h) e aos fins de semana. Todos os veículos de mercadorias, incluindo classe 1, das empresas com sede em municípios de baixa densidade terão ainda mais 25% de desconto em qualquer horário. Para estas empresas, e de acordo com as contas feitas pelo governo, os descontos podem atingir os 80% deixando como exemplo os 176 quilómetros da A25 que em 2015 custavam 34,55 euros em portagens e que a partir de 2019 passarão a custar 13,23 euros (de dia) e 7,35 euros (de noite).   


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados