RCB/TuneIn
Sábado, 21 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CPCJ: 180 PROCESSOS EM 2017
Rádio Cova da Beira
Em 2017 passaram pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Covilhã (CPCJ) 180 processos: 88 transitaram do ano anterior, 55 novos processos foram instaurados, dois transitaram de outras comissões de protecção e 35 foram reabertos.
Por Paula Brito em 13 de Jul de 2018

A maior percentagem de casos diz respeito às faixas etárias entre os 11 e os 17 anos. A negligência é a primeira causa de abertura de processos na Comissão de Protecção de Menores da Covilhã, como referiu a deputada socialista, Catarina Mendes, no balanço anual da actividade da CPCJ apresentado na última assembleia municipal.

“Não é tanto a negligência ao nível da saúde, mas uma negligência de falta de supervisão e acompanhamento familiar, temos ainda um número significativo de sinalizações associadas à violência doméstica, hoje as forças policiais são obrigadas, sempre que haja um menor num agregado familiar em que exista um episódio de violência doméstica, a comunicar à CPCJ.”

Para além das forças policiais, o Ministério Público e as escolas são as entidades que mais referenciam casos junto da Comissão de Protecção de crianças e jovens que tem como principal solução para os casos o apoio à família.

De 2016 para 2017 transitaram 88 processos, do ano passado para este ano transitaram 79.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados