RCB/TuneIn
Domingo, 22 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
OPÇÃO “COMPLETAMENTE INSANA”
Rádio Cova da Beira
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda não poupa nas críticas à operação de rearborização que está a ser feita numa área de 94 hectares na zona da Pedra Alta, no concelho da Covilhã em que o pinheiro bravo está a ser substituído por eucaliptos.
Por Nuno Miguel em 10 de Jul de 2018
De visita ao local, Catarina Martins refere que “estamos numa zona que não foi consumida pelas chamas, onde existia pinheiro bravo e árvores autóctones e basicamente 94 hectares foram arrasados para plantar eucalipto que é a espécie que mais problemas causa com os incêndios. Se nós queremos proteger o país e não repetir as asneiras do passado temos de começar a olhar para a reflorestação a sério. O que acontece é que a «Navigator» tem a concessão destes terrenos e vai plantar 94 hectares de eucalipto, arrancando as árvores que já cá estavam e, do nosso ponto de vista, isto é completamente insano. É repetir erro após erro”.  
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda acrescenta que “é necessário começar a pensar todo o território a sério e não abandonarmos as populações do interior. Não basta ter pena quando arde, dizermos que não pode voltar a acontecer e depois, do ponto de vista económico, não haver opções e ver o eucalipto a continuar a espalhar-se por todo o país. Do nosso ponto de vista é fundamental criar condições de apoio a unidades de gestão florestal e bancos de terras para que os pequenos proprietários se possam unir e ter apoios para outras espécies. O eucalipto pode ser a espécie de rentabilidade mais rápida mas é também aquela que causa mais vítimas”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados