RCB/TuneIn
Sábado, 21 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BELMONTE HOMENAGEIA ZECA AFONSO
Rádio Cova da Beira
A vila de Belmonte vai promover, nos próximos dias 20 e 21 de Julho, o primeiro festival de homenagem a Zeca Afonso. A iniciativa é organizada pela câmara municipal em parceria com a associação desportiva daquela vila e pretende homenagear um dos principais vultos da música portuguesa do século XX.
Por Nuno Miguel em 08 de Jul de 2018

Outras da categoria:

Uma ideia que já há algum tempo vinha a ser preparada, estando agora reunidas todas as condições para o projecto avançar, como refere António Dias Rocha, presidente da câmara municipal “era um desafio que andava a ser burilado há muito tempo na cabeça do presidente da associação desportiva e que, em boa hora, nos desafiou para colaborar nesta iniciativa. Nós decidimos fazê-lo muito em particular pela ligação que ele teve a Belmonte e o tempo que aqui passou. Sabemos que ele tinha um carinho muito especial por esta terra e não fazemos mais que a nossa obrigação ao homenageá-lo com a realização deste festival”.  
Um festival que tem como grande objectivo recordar a vida e a passagem de Zeca Afonso pela vila e que teve vários momentos marcantes, como refere o presidente da associação desportiva de Belmonte “falar de Zeca Afonso em Belmonte é falar também um pouco da nossa história e da sua própria história. Ele veio pela primeira vez para esta terra em 1939, aqui completou os 10 anos de idade, brincou com outras crianças e aqui fez amigos. Foi em Belmonte que completou a quarta classe e depois foi para Coimbra estudar mas durante os períodos de férias estava sempre de volta onde ficava em casa do seu tio Filomeno, que era notário nesta terra e presidente da câmara”.
Carlos Afonso acrescenta que a organização deste festival pretende também reparar a dívida que o concelho tem em relação a um dos maiores músicos portugueses do século passado “Belmonte tinha esta dívida para com este homem que viveu momentos difíceis em Belmonte, quando foi obrigado a vir de Moçambique desterrado para o interior nos inícios da segunda guerra mundial. Ele aqui nunca se sentiu bem com o seu tio e era no seio dos mais humildes que ele procurava o conforto e as amizades”.  
Na abertura do festival, que vai decorrer no palco do castelo de Belmonte, vão actuar os Animato, Ponto4, Rúben Matos, Rui Pedro Dias, Miguel Calhaz, Francisco Fanhais, Manuel Teixeira e António Rosa. No dia seguinte o festival será dividido em quatro partes; no palco da Igreja de Santiago actuam Miguel Calhaz, Manuel Teixeira e António Rosa. No palco da praça da República os Ponto4 e Joana Carvalho. No palco do largo José Afonso vão estar Rui Pedro Dias, Manuel Teixeira e António Rosa. Na sessão de encerramento, que decorre novamente no palco do castelo actuam Vítor Sarmento, Joana Carvalho, Manuel Freire, Francisco Naia e Francisco Fanhais.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados