RCB/TuneIn
Domingo, 23 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PEDRO FOLGADO APRESENTA LIVRO
Rádio Cova da Beira
O director do departamento de juventude do IPDJ considera que é necessário realizar uma grande discussão na sociedade portuguesa em torno da temática da radicalização por parte dos jovens. Natural do concelho de Penamacor, onde já desempenhou funções como vereador na câmara municipal, Pedro Folgado apresentou no museu nacional do desporto o livro “radicalização violenta, uma abordagem no domínio da juventude”.
Por Nuno Miguel em 06 de Jul de 2018

Em declarações à RCB, Pedro Folgado refere que o ponto de partida para a realização deste trabalho resulta da sua actividade profissional “durante algum tempo representei o instituto português do desporto e da juventude num grupo de peritos da comissão europeia que se debruçou sobre a temática da radicalização violenta na juventude e nesse sentido achei que seria oportuno escrever este manual uma vez que existe alguma escassez de recursos documentais sobre esta temática, especificamente dirigidas para a realidade portuguesa. Foi esta a principal motivação que me levou a escrever esta pequena obra, que pretende ser um contributo para a discussão de uma matéria que me parece ser muito relevante”. 

 

Na cerimónia de apresentação deste trabalho, o secretário de estado da juventude e do desporto, João Paulo Rebelo, sustentou que a criação de condições para uma melhor integração dos jovens é o melhor caminho a seguir para evitar situações de radicalização “essa forma, do meu ponto de vista, pode ser através do apelo à participação. Quando nós nos sentimos parte de uma comunidade ou de um território dificilmente agredimos quem nos rodeia. Por isso entendo que se os jovens se sentirem que as suas opiniões são tidas em conta e que os seus contributos são integrados pelos decisores políticos acabam por se sentir integrados nessa sociedade e consequentemente não lhe irão fazer mal”.

 

 

c/LS 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados