RCB/TuneIn
Terça, 25 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: UNIVERSIDADE DE VERÃO ABRE PORTAS
Rádio Cova da Beira
Mais de uma centena de alunos de diversos pontos do país marcam presença na segunda edição da universidade de verão que a universidade da Beira Interior está a promover. A iniciativa é direccionada para estudantes do ensino secundário que durante uma semana vão ter a oportunidade de ficar a conhecer o mundo universitário e, neste caso em concreto, as valências das cinco faculdades da UBI.
Por Nuno Miguel em 04 de Jul de 2018
Um projecto que é coordenado por Eduardo Cavaco, docente na faculdade de ciências da saúde, que refere que esta iniciativa pode dar um contributo importante para que mais alunos escolham a região para prosseguirem os seus estudos a nível superior “este é um evento muito importante porque permite aos participantes experimentarem um contacto com as diferentes faculdades da universidade e com a região. E isso pode ser muitas vezes decisivo para que alguns destes alunos escolham a universidade da Beira Interior para continuarem os seus estudos. Mais de 60 por cento dos participantes são dos distritos da Guarda e de Castelo Branco e muitos deles acabam por vir para a UBI e esta experiência permite-lhes conhecer uma realidade diferente daquela que existe nas suas escolas”.    
O coordenador do projecto acrescenta que todas as faculdades elaboraram programas específicos para esta semana e mostra-se convicto de que a iniciativa vai ser um êxito “nós todos os anos procuramos elaborar um programa diversificado, criativo e original. Houve uma preocupação de dinamizar iniciativas em todas as faculdades que mostrem as potencialidades da nossa universidade e que tenham um carácter atractivo e dinâmico. Penso que o programa foi muito bem construído a par do programa social que engloba várias actividades desportivas, culturais e até gastronómicas”.   
Miguel Alves é aluno da escola secundária de Mafra onde acaba de concluir o 12º ano de escolaridade e admite que esta semana pode ser um trunfo importante na altura de escolher o local onde vai prosseguir os seus estudos no próximo concurso nacional de acesso ao ensino superior “sempre me disseram que esta é uma universidade que tem um bom ambiente entre os estudantes e que é diferente do resto do país. Sei que há mais gente a vir de fora e isso leva a que nãos e criem grupos entre os que são da Covilhã e não. Naturalmente que estudar aqui é uma possibilidade e por isso também me inscrevi para esta semana ficar a conhecer um pouco mais da UBI”. 
Nesta segunda edição a universidade de verão disponibilizou 125 vagas, repartidas pelas cinco faculdades. No total vai contar com a participação de 118 alunos sendo que em pelo menos duas faculdades houve alunos que ficaram em lista de espera.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados