São estas as principais conclusões do livro “Dinâmicas de Castelo Branco”. Um trabalho realizado pela rede nacional anti pobreza e que foi esta tarde apresentado na capital de distrito.
O estudo aponta de resto alguns dados para reflexão; há no distrito mais de 40 300 cidadãos analfabetos e cerca de 9 500 beneficiam de subsidio de desemprego e entre 2001 e 2005 Castelo Branco perdeu 12 870 habitantes.
Alguns dos números deixam "surpreendida" a governadora civil de Castelo Branco. Alzira Serrasqueiro considera "mais preocupantes os dados referentes ao analfabetismo e à perda de população". De qualquer forma a representante do governo no distrito considera que "este é um estudo que fazia falta para se ter um conhecimento aprofundado da realidade sócio económica do distrito".
Para Jardim Moreira, presidente da rede nacional anti pobreza os vários índicios mostram "uma realidade preocupante do distrito de Castelo Branco que só pode ser ultrapassada com a aplicação de políticas de subsidariedade".