RCB/TuneIn
Domingo, 23 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: PEÇA DO MUSEU DE ARTE SACRA EXPOSTA EM LISBOA
Rádio Cova da Beira
Uma das peças consagradas no Museu de Arte Sacra, da Covilhã, pelo seu interesse histórico, cultural e artístico, é o retrato, a meio corpo, de Soror Maria Helena de São Bernardo, vestida com o hábito da respectiva Ordem, negro com touca e véu brancos.”. A peça está patente ao público no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.
Por Paulo Pinheiro em 02 de Jul de 2018

A pintura em óleo, datada do início séc. XIX, foi uma das cem obras selecionadas para integrar a exposição internacional denominada “Do Tirar Polo Natural. Inquérito ao retrato português”, patente ao público no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

De acordo com a Direcção-Geral do Património Cultural, trata-se de uma exposição temporária em torno do retrato produzido em Portugal, desde o século XV até à actualidade, "que reúne cerca de 100 obras, de múltiplas disciplinas artísticas, provenientes de instituições e colecionadores nacionais, bem como de prestigiosas instituições internacionais, como o Museo del Prado, o Groeningemuseum de Bruges, a Galleria Nazionale di Parma ou os Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique":

A referida peça integra, no Museu de Arte Sacra, a Coleção José de Almeida Eusébio, por ter sido este o responsável pela sua incorporação, em 1929, no então Museu Municipal da Cidade.

A exposição está patente ao público até ao dia 30 de Setembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, no Museu Nacional de Arte Antiga, na rua das Janelas Verdes, em Lisboa.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados