RCB/TuneIn
S√°bado, 15 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI ESTUDA CANCRO DA PR√ďSTATA
Rádio Cova da Beira
A preven√ß√£o e o tratamento do cancro da pr√≥stata v√£o ser estudados no Centro de Investiga√ß√£o em Ci√™ncias da Sa√ļde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), contribuindo para dar uma nova vis√£o √† rela√ß√£o biol√≥gica entre a obesidade e esta doen√ßa.
Por Paula Brito em 26 de Jun de 2018
 

O projeto "ProMETAB - Fatores extrínsecos na modulação do metabolismo da próstata: aplicações na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro" centra-se nas causas da doença e formas de prevenção e tem início no próximo mês de Julho.

“Iremos clarificar de que modo alguns componentes da dieta mediterrânica, nomeadamente frutos da região da Cova da Beira, e plantas aromáticas usadas como condimentos poderão ter um impacto decisivo, contrariando os efeitos da obesidade e da disrupção endócrina no desenvolvimento do cancro da próstata”, explica a investigadora responsável pelo ProMETAB, Sílvia Socorro.

Outro dos objectivos será identificar um conjunto de moléculas que se espera poderem vir a ser exploradas como novos medicamentos. “Prevê-se a síntese de novas moléculas com capacidade de inibir o metabolismo das células do cancro da próstata em pontos-chave para a progressão dos tumores, assim como o teste funcional da sua ação terapêutica em modelo animal.” Acrescenta Sílvia Socorro sobre o projecto que será financiado num valor superior a 235 mil euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados