RCB/TuneIn
Segunda, 19 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
EUG√ČNIO DE ANDRADE NAS ARTES
Rádio Cova da Beira
Para assinalar o anivers√°rio da morte de Eug√©nio de Andrade, a biblioteca municipal do Fund√£o promoveu uma confer√™ncia sobre o poeta que lhe d√° o nome. ‚ÄúEug√©nio de Andrade: a pintura, a arquitectura, o cinema e a fotografia na sua obra‚ÄĚ, foi a tem√°tica abordada por Jo√£o de Mancelos, que falou de um dos aspectos menos conhecidos do poeta natural de P√≥voa de Atalaia.
Por Paula Brito em 25 de Jun de 2018

“Há diversos poemas dele que falam sobre pintura, fotografia, cinema, arquitectura (…) Eugénio de Andrade era um homem muito culto e muito atento às artes, era um grande conhecedor de música clássica e era também um artista plástico, ele pintava aguarelas e fazia desenhos, que é um lado desconhecido de Eugénio de Andrade.”

O professor na Universidade da Beira Interior e escritor, deixa alguns exemplos das artes plásticas na obra de Eugénio de Andrade.

“Por exemplo, o poema “A orelha de Vincent” em que ele refere o célebre episódio do pintor Vicent Van Gogh, “Casa de Álvaro Siza na Boa Nova” referindo-se à arquitectura, em relação ao cinema Eugénio de Andrade escreveu “Visconti”, sobre o filme “L`innocente” do realizador italiano”, mas também “Retrato de rapariga” sobre a fotografia de Eduardo Gageiro, tirada em 1995 no Alentejo.”

Mas se as artes plásticas estão na obra de Eugénio de Andrade, também houve artistas que se inspiraram no poeta beirão.

“Emerenciano foi talvez dos artistas que mais se inspirou na figura de Eugénio de Andrade e na sua poesia”.

João de Mancelos salienta ainda a ligação de Eugénio de Andrade às suas raízes que nunca renegou, nem esqueceu.

“Eugénio de Andrade é dos nos nossos maiores poetas, o mais traduzido e apreciado no estrangeiro, por onde ele viajou, mas nunca renegou as suas raízes. Há um poema que ele escreve a partir de Manhattan, mas é nas oliveiras de Póvoa de Atalaia que ele está a pensar.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados